Travessias: artistas brasileiros na Bienal de Dakar

A+ a-
postado em 20/04/2016
Exposição com curadoria de Solange Farkas reúne cinco artistas que têm em comum uma estreita relação com a identidade africana

Solange Farkas é um dos seis curadores convidados da Bienal de Dakar 2016, ao lado de Nadine Aimé Bilong aka NadBil (Camarões/França), Orlando Britto (Ilhas Canárias), Valentina Levy (Itália), Sujong Song (Coreia) e Sumesh Sharma (Índia). A cargo da seleção dos nomes que farão a representação brasileira no evento, Farkas reuniu na exposição Travessias obras de Daniel Lima, Moisés Patrício, Paulo Nazareth, Sônia Gomes e Thiago Martins. A exposição, que integra a programação oficial da Bienal, acontece a partir do dia 03 de maio, no IFAN Museum (Dakar, Senegal).

A curadoria identificou artistas que têm em comum uma estreita relação com a identidade africana, mas que possuem diferentes perfis e abordagens dessa relação em seus trabalhos. Na exposição, artistas que trabalham com linguagens mais tradicionais figuram ao lado de outros com pesquisas mais contemporâneas. Uns mais experientes e reconhecidos, outros jovens e sem galerias. Uma forma de mostrar a diversidade dessa produção e do olhar dos artistas do Brasil para o continente africano.

“Para além do traço comum da ascendência africana, de resto compartilhado por uma parte expressiva da população brasileira, e de um viés, de uma forma ou outra, político, o que salta aos olhos é a diversidade das estratégias exemplificadas pela mostra e os âmbitos muito diferentes em que esses artistas escolhem trabalhar – do lugar da intimidade à cidade, dos oceanos escuros onde se acumulam os legados do passado aos caminhos poeirentos do interior da África”, afirma a curadora.

Fundadora e diretora-geral da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas foi responsável por trazer ao Brasil duas das primeiras e principais mostras de arte contemporânea africana: Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea (2005) e a Mostra Africana de Arte Contemporânea (2000).

Mais informações: http://dakart.net