lançamento do filme az >>> vb

A+ a-
postado em 28/11/2016
No encerramento da mostra Amanhã vai ficar tudo bem, acontece o lançamento do filme que documenta a exposição do artista libanês Akram Zaatari no Galpão VB

Com realização da Associação Cultural Videobrasil, o filme tem direção de Maria Farkas e traz depoimentos inéditos do artista sobre os trabalhos apresentados na exposição. A exibição acontece no dia 3 de dezembro, sábado, às 18h, e é gratuita.

Nesse último dia de visitação o Al Janiah, espaço cultural e centro de ativismo político árabe, estará mais uma vez no Galpão VB com bebidas, comidas e músicas típicas do Oriente Médio, das 11h às 19h, como convidado do Comedoro Café.

O evento marca o encerramento do programa de exposições da Associação Cultural Videobrasil em 2016 no Galpão VB.

sobre o filme

Com direção de Maria Farkas, o média-metragem AZ >>> VB (27’34”) é um registro poético da primeira individual de Akram Zaatari no Brasil. As obras expostas no Galpão VB são comentadas pelo artista, permitindo uma nova aproximação entre o público e a produção de Zaatari. O filme estabelece ainda um diálogo com o vídeo “Beirut Exploded Views” (2014), sendo influenciado pelos movimentos de câmera, os planos-sequência e o tempo distendido dessa obra.

Maria Farkas (São Paulo, SP, 1979)
Formada em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, trabalha desde 2001 com cinema e televisão, sempre na área de direção, passando por diversas produções tais como Carandiru, de Hector Babenco; Cidade Baixa, de Sérgio Machado; Terra Vermelha, de Marco Bechis; Hoje, de Tata Amaral e Praia do Futuro, de Karim Aïnouz. Recentemente codirigiu as séries Vizinhos e Três Teresas com Luiz Villaça para o canal GNT, além de ter sido uma das diretoras da série Que Monstro Te Mordeu?, de Cao Hamburger e Teo Poppovic para a TV Cultura.

sobre a exposição

Um dos mais importantes artistas libaneses em atividade, Akram Zaatari é autor de uma obra que reflete, em filmes, videoinstalações e textos, sobre a importância das imagens como fragmentos de uma época e suas complexas relações com a política, o desejo e a memória. Em Amanhã vai ficar tudo bem, essas relações emergem uma vez mais e nos dão uma imagem dessa época, tal como vista do Líbano contemporâneo. Tomando seu título de uma das obras que a integra, a exposição anuncia a esperança de um tempo futuro, quando as promessas de hoje possam, quem sabe, florescer.

serviço

3 dezembro (sábado), Al Janiah + encerramento da exposição: das 11h às 19h
Exibição do filme: 18h