• Jonathas de Andrade - Projeto Pacifico (2010) | videoinstalação, 12'32"

    Jonathas de Andrade - Projeto Pacifico (2010) | videoinstalação, 12'32"

Curadoria de alunos da PUC-SP no Acervo Videobrasil

A+ a-
postado em 07/12/2016
A mostra "Contiguidade e Incompletude" é resultado da curadoria realizada por alunos da Pós-graduação de Especialização em Arte: Crítica e Curadoria

Neste sábado, a partir das 11h, serão exibidos no #GalpãoVB vídeos de Jonathas de Andrade, Clara Ianni e Mihai Grecu, entre outros artistas presentes no Acervo Histórico Videobrasil. A mostra "Contiguidade e Incompletude" é resultado da curadoria realizada por alunos da Pós-graduação de Especialização em Arte: Crítica e Curadoria da PUC-SP, a partir das obras do Acervo, sob orientação do professor Cauê Alves.

O Acervo Histórico do Videobrasil, composto de obras participantes de todas as edições do Festival, é ponto de partida para o projeto, resultado da parceria da PUC-SP com a Associação Cultural Videobrasil. O objetivo da atividade é promover um espaço em que seja explorado o papel de formação que as instituições envolvidas possuem e estimular a concepção coletiva, discussão e desenvolvimento de projetos de curadoria em arte contemporânea.

Contiguidade e incompletude é um recorte da produção artística apresentada nas últimas três mostras do Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, cujas inspirações e parâmetros norteadores recaem sob o Sul geopolítico – América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania – e suas questões humanitárias, sociais, políticas e históricas. O conjunto de obras apresentadas na mostra sugere modos distintos de análise de realidades particulares, de países como Bolívia (Claudia Joskowicz), Brasil (Clara Ianni), Chile (Claudia Aravena), China (Liu Wei), Coréia do Norte (Mihai Grecu) e Zimbábue (Dan Halter).

Questões como memória; trânsito migratório, tecido social, falência de modelos sociais, econômicos e do projeto modern, passagem do tempo, historicidade, repressão e resistência, visibilidade e invisibilidade de questões ideológicas, políticas e históricas, além de conflitos sociais e políticos, permeiam as obras e legitimam a pertinência de trazer à luz assuntos que convergem sistematicamente sobre aspectos vulneráveis e recorrentes da contemporaneidade e da História.

Além de ser exibida no #Galpão, a seleção feita pelos alunos da disciplina “Projeto experimental de crítica e curadoria” estará disponível como mapeamento na PLATAFORMA:VB, ferramenta online para pesquisa e experimentação em arte pesquisa e curadoria do Videobrasil, que possibilita o cruzamento e estabelece relações entre as diferentes obras. Acesse: http://plataforma.videobrasil.org.br/#mapeamentos


Confira as obras em exibição no Galpão VB neste sábado, 10 de dezembro às 11h:

Contiguidade e incompletude
Alunas: Isabella Guimarães, Rachel Balassiano, Simone Nunes, Viviane Tabach
Obras:

- Forma Livre - Clara Ianni - 2013 - 7’14”
- 11 de Septiembre - Claudia Aravena - 2002 - 5’39”
- Round and round and consumed by fire - Claudia Joskowicz - 2009 - 9’12”
- Unforgettable Memory — Liu Wei - 2009 - 10’15”
- Beitbridge Moonwalk - Dan Halter - 2010 - 5’23”
- Projeto Pacífico - Jonathas de Andrade - 2010 - 12’32”
- Sitiado - Carlos Guzmán - 2012 - 14’30”
- The Reflection of Power - Mihai Grecu - 2014 - 9’1”


SERVIÇO

Contiguidade e Incompletude
10 de dezembro (sábado) - 11h
Galpão VB - Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo
+55 11 3645 0516
Como chegar: http://site.videobrasil.org.br/galpaovb/visitacao
Entrada gratuita / Classificação livre