Solange Farkas é indicada a prêmio internacional oferecido pela Montblanc

A+ a-
postado em 16/05/2017
Fundadora da Associação Cultural Videobrasil é reconhecida em premiação por seu trabalho de patronagem às artes visuais


@CamilaButcher

Solange Farkas, diretora e curadora-chefe do Videobrasil, é uma das indicadas ao Montblanc de la Culture Arts Patronage Award, dedicado a apoiar iniciativas de mecenato cultural. O prêmio, que chega à 26ª edição abrangendo 17 países, busca reconhecer o trabalho de patronos que se destacam pela paixão e comprometimento com o mundo das artes e da cultura.

A premiação acontece pela segunda vez no Brasil. Em 2016, a cerimônia consagrou o Cine Tela Brasil, projeto dos diretores Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi que já promoveu exibições gratuitas de filmes para mais de 1,3 milhão de pessoas. Este ano, os finalistas são o apresentador de TV Luciano Huck, pelo trabalho realizado no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; o empresário Ricardo Brennand, idealizador do Instituto Brennand, um dos principais centros de artes visuais do Recife; e Solange Farkas, personificando a trajetória de mais de três décadas do Videobrasil.

Farkas está à frente do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil desde sua primeira edição, em 1983. Em 1991, fundou a Associação Cultural Videobrasil com o objetivo de acolher institucionalmente o crescente acervo de obras e publicações reunidas no Festival. O trabalho consistente e continuado levou, em 2015, à abertura do Galpão VB, que tornou acessível ao público – por meio de exposições, programas públicos, e sua sala de leitura e videoteca – o Acervo Histórico Videobrasil, que é hoje um dos principais guardiões da memória videográfica do Sul geopolítico.

A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em São Paulo em outubro deste ano.