Vilém Flusser é tema de curso que acontecerá em julho no Galpão VB

A+ a-
postado em 30/05/2017
“(R)evoluções culturais”, ministrado por Rodrigo Maltez Novaes, explora o pensamento e o legado do filósofo tcheco-brasileiro

Durante o mês de julho, o pesquisador Rodrigo Maltez Novaes coordenará um curso no Galpão VB sobre um dos principais filósofos do século 20, o tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920–1991). Conhecido como teórico da mídia, Flusser passou boa parte de sua vida em São Paulo, para onde migrou com sua família refugiando-se da Segunda Guerra Mundial.

O curso consistirá em quatro encontros, sempre às quartas-feiras, em que serão feitas leituras em grupo de aulas proferidas pelo filósofo em 1986 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Segundo Rodrigo Maltez Novaes — um dos principais especialistas na obra de Flusser e curador da próxima edição dos Cadernos Sesc_Videobrasil, também dedicada ao pensamento do filósofo —, a proposta dessas leituras é realizar uma abordagem crítica das mudanças culturais e tecnológicas que vivemos e que Flusser diagnosticou de modo pioneiro.

“Estamos no olho do furacão”, diz Novaes. “Ainda não conseguimos uma visão objetiva da recente revolução dos meios de comunicação que nos engoliu e que vem gerando mudanças radicais nos campos da política, ciência e arte.” Para o pesquisador, é este o momento para refletir sobre a situação presente e o futuro incerto que nos aguarda.

Para participar do curso não é necessário conhecimento prévio da obra de Vilém Flusser. Confira abaixo mais detalhes.

(R)EVOLUÇÕES CULTURAIS: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CULTURA E POLÍTICA ATRAVÉS DO PENSAMENTO DE VILÉM FLUSSER
Curso com Rodrigo Maltez Novaes
Dias 5, 12, 19 e 26 de julho, quartas-feiras, das 20h às 22h30

PROGRAMA

5 de julho | Aula 1
Cultura alfabética

12 de julho | Aula 2
Crise da cultura alfabética

19 de julho  | Aula 3
Revoluções antialfabéticas

26 de julho  | Aula 4
Cultura imaterial

NÚMERO DE VAGAS:  Mínimo de 8 e máximo de 15 alunos*

CARGA HORÁRIA: 10 horas

INVESTIMENTO: R$ 320,00 (pagamento à vista via depósito bancário) ou R$ 350,00 (em até 2x no cartão)

INSCRIÇÕES: Mediante pagamento da taxa e envio de formulário de inscrição preenchido para o e-mail cursos@videobrasil.org.br até o dia 30/06.

Baixe aqui o formulário.

Mais informações pelo e-mail cursos@videobrasil.org.br.

SOBRE O PROFESSOR

Rodrigo Maltez Novaes é artista, designer, tradutor, editor e pesquisador. Mestre em artes visuais pela University of the Arts London, atualmente é doutorando na European Graduate School. Entre 2010 e 2014, trabalhou como pesquisador residente no Arquivo_Vilém_Flusser_, em Berlim, onde iniciou o projeto de tradução da obra de Vilém Flusser do português para o inglês, comissionado pela editora Univocal em parceria com a Universidade de Minnesota. Em 2012, cofundou o Metaflux Lab, através do qual lecionou como professor convidado em diversas universidades europeias sobre a obra de Vilém Flusser, dentre elas a Universidade de Edimburgo, a Universidade Humboldt, o Centro de Design Interativo de Copenhagen, o Instituto Sandberg, a Universidade de Design de Lucerna, a Universidade de Newcastle e a Universidade de Lünenburg. Vive e trabalha em São Paulo, onde desenvolve o projeto da plataforma on-line do Arquivo_Vilém_Flusser_ e dirige a editora Metaflux, que fundou em 2015.

______________

*A turma será aberta somente se tiver o quórum mínimo de inscritos.

**A desistência após o início da oficina ou o não comparecimento do inscrito aos encontros deste curso não o exime de pagamento, tendo em vista o serviço colocado à sua disposição. Não aceitamos inscrição para aulas avulsas.