Videobrasil pela democracia

A+ a-
postado em 11/10/2018
Posicionamento da instituição no segundo turno das eleições presidenciais de 2018

O Videobrasil surgiu em 1983 em meio à luta pela redemocratização do Brasil, quando a ditadura instaurada pelo golpe de 1964 dava sinais de enfraquecimento. Ainda assim, as primeiras cinco edições do festival tiveram que ser submetidas à censura prévia, que cerceava não apenas opiniões políticas, mas também obras que tematizavam questões de gênero e comportamento.

É com muita preocupação que vemos, em 2018, retornar a ameaça concreta de institucionalização de um pensamento autoritário no país. Assim como há 35 anos, esse autoritarismo tem como alvo tanto as dissidências políticas quanto as sexuais e raciais, além de transformar artistas e intelectuais em inimigos públicos.

Acreditamos que, neste momento, é imprescindível que todas as pessoas e instituições favoráveis à democracia, aos direitos humanos e à liberdade artística se manifestem de alguma forma. O Videobrasil vem a público, portanto, reafirmar seus valores e convidar toda a classe artística a fazer o mesmo. Além disso, nos colocamos à disposição para conversar com grupos que precisem de espaço ou apoio institucional para reuniões ou atividades em favor da democracia.

É com solidariedade e imaginação que seguiremos adiante, enfrentando o ódio, a intolerância e o medo.