Depoimento 2019

Transcrição de depoimento para a 21ª Bienal

Como um catálogo multicultural, todas as imagens da obra I Am the Hunter I Am the Prey  se referem às principais fontes no processo de formação do ser humano, simultaneamente como caçador e como caça. Essas fontes podem variar de acordo com sua relação com o conceito desta obra, seja ela cultural, física, histórica, anatômica etc. Tudo isso forma um conjunto de mecanismos que, em grande medida, definem nossa existência. Tentei recorrer a diversas fontes para cobrir diferentes culturas e eras, de modo a afirmar claramente que a dialética do caçador e da caça é universal e essencialmente define nossa existência neste mundo.

Nesse sentido, resolvi que gostaria de trabalhar com animação, pois sou um artista que desde o início trabalha com o mundo gráfico, com ênfase no uso da cor preta, pois o preto ocupa grande espaço na cultura iraquiana, e foi ali que cresci e vivi metade da minha vida. Além disso, tenho emoções e relações profundas com relação à cultura da contação de histórias no Iraque, assim como com a filosofia e a literatura em geral, e vejo que às vezes não me satisfaço com a imagem gráfica imóvel, buscando o que a animação em vídeo ou animação gráfica podem oferecer e os potenciais que fornecem para criar um conceito completo... Sou um artista e um contador de histórias... As histórias me acompanham no meu trabalho.

Observando minha obra de uma perspectiva mais ampla em relação a outros artistas iraquianos, tanto de dentro quanto de fora do país, e de artistas de outras regiões do mundo com questões diaspóricas, como a América Latina, acredito que a produção cultural dos artistas iraquianos é variada e resultou em muitos trabalhos artísticos de grande valor, que contribuíram e enriqueceram o cenário artístico geral... mas será que é uma arte que conserva aspectos iraquianos puros e limpos como vemos no mundo latino-americano, por exemplo? Não creio que seja... Sei que existem muitos artistas iraquianos que produzem grandes obras de arte com aspectos universais e que definitivamente deixaram uma marca própria no movimento artístico daquela região do mundo.

Ouça o áudio