Depoimento 2019

As relações entre o Jeguatá e a nossa produção audiovisual foram nos surpreendendo muito durante o processo, porque o objetivo era compreender mais sobre o Jeguatá, e as conversas com algumas lideranças – assim como com outras pessoas importantes, como os mais velhos que estão lá, que já foram de alguma forma também lideranças da aldeia e hoje são nossos conselheiros –, isso foi essencial.

A impressão que eu tive nesse percurso é que estamos deixando um pouco para trás pessoas tão importantes e começando a caminhar em direção a outro lugar, talvez sozinhos, sem eles. Mas acho importante para todos nós essa orientação dos mais velhos. Nós, jovens, estamos aprendendo coisas novas que os mais velhos não têm acesso, mas ao mesmo tempo é muito importante aprender com eles, pois existem muitas coisas para serem discutidas quando se fala da relação entre o conhecimento tradicional e o contemporâneo.

Durante a execução da escuta nesse trabalho, além dos acontecimentos do momento, nos foram contadas muitas histórias, então priorizamos nos ater a escutá-las, compreendendo melhor a narrativa que gostaríamos de estabelecer.