Ficha técnica complementar

performers - Marco Paulo Rolla e voluntários

Texto de apresentação 2005

Urgência Social - Marco Paulo Rolla

Nas performances do artista plástico Marco Paulo Rolla (São Domingos do Prata, MG, 1967), o acaso programado emerge para espatifar um cotidiano faustoso e confortável. É assim em “Banquete” (2003), quando uma recepção de ar vitoriano se transforma em festim de corpos nus e galinhas. Ou em “Café da Manhã” (2001), sobre o irromper da turbulência na vida de um homem que desfrutava plácida e ordeiramente de seu desjejum. Da mesma maneira, “Urgência Social” aguarda os visitantes com a possibilidade do inesperado, do rompimento de expectativas, do inusitado dentro da rotina – não uma rotina idealizada, mas uma versão pictórica, algo absurda, dos trejeitos e aparatos de nossos dias.

O cotidiano é o lugar onde se projetam as indagações do artista sobre os desejos humanos, em especial aqueles “direcionados pela sociedade para a construção de um cotidiano seguro”. Ao conceito de segurança contrapõe-se a emergência do insólito, que escancara a onipresença da incerteza, à qual ninguém escapa. “Tento entender o desenho que o homem faz no mundo, as aberrações e as belezas dessa existência. Gosto de trabalhar no entremeio, na fissura, onde há a dúvida. Para mim o ser humano tem essa angústia como motor, por causa da morte.” A realidade aparentemente sob controle, a reinvenção do mundo pela tecnologia, a hipnose da mídia, a avidez por possuir, o poder da imagem na disseminação do produto são outros aspectos da existência que deixam o artista “alarmado”. Suas performances tentam “restaurar a realidade através do acidente.”

Em 20 anos de trajetória, Marco Paulo Rolla trabalhou com pintura, desenho, vídeo, cerâmica, registros digitais, instalação e música. A performance é uma síntese que resgata até suas incursões pela música. Parte de sua experiência recente está registrada em “Manifestação Internacional de Performance”, que lança, com o professor Marcos Hill, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, no Festival. O livro documenta o trabalho realizado pelos dois no Centro de Experimentação e Informação de Arte (Ceia), em Belo Horizonte, em 2003.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil - 'Performance.'": de 6 a 25 de setembro de 2005, p.144 e 145, São Paulo-SP, 2005.