Curadoria convidada |

A mostra reuniu 80 vídeos selecionados na Video Data Bank, na época uma das maiores produtoras dos Estados Unidos, com mais de dois mil títulos no acervo e que costumava promover apresentações nos lugares mais inusitados, como os drive-ins de Chicago.

O programa da mostra foi dividido em oito séries:

Body Politic

Inventing the everyday
Modern Life (aula de requinte visual sobre a vida contemporânea)
New Narrative Strategies (sobre a linguagem artística contemporânea)
Performing the eighties (vídeo sobre os músicos Laurie Anderson e John Cage)
The Science of Fiction / The Fiction of Science (série que mistura vídeos simples e complexos, mistura de arte e TV)
Video Noir
What Does She Want (série que trata da questão feminina).

Artistas

Obras

Texto de curadoria Tadeu Jungle, 1986

VÍDEO. as produtoras nascem. a produção explode. o público saca. estilos se consolidam. BRASIL 86. os realizadores são franco-atiradores. beberam CINEMASZ com novela das 8, 7, 6, 5, ZERO! XABÚ! não há como veicular o produto. o vídeo sensível não recebe sol. não obtem $uce$$o. pequenas rodas, festivais & mostras. PT saudações. PMDB, PDS, PDT, PX, PY, PODER? nenhum. vive-se a era embrionária. como paus, pedras, telhas e cacos de vidro traça-se o improvável.

nada conhecemos da produção videográfica internacional. não há publicações accesíveis. escolas superiores inferiores. descaso. ocaso de um modus kulturalis.

precisamos saber. o que foi feito. ABC. ezra pound. III videobrasil trouxe baixa quantidade de informação. precisamos saber.

nesta trilha apresentamos aqui perto de 80 vídeos norte-americanos. mostram a trajetória do já realizado pelos artistas de lá. vindos via VIDEO DATA BANK, de chicago, que detém 2000 títulos em arquivo, ABERTO AO PÚBLICO do planeta. os programas são agrupados em SÉRIES:' inventando o dia-a-dia', 'novas estratégias de narrativa', 'política do corpo','vida moderna','vivendo os 80', 'a ficção da ciência' e 'a ciência da ficção'. facilitando o olhar crítico sobre as diversas formas de ação/reação em vídeo.

as duas últimas séries trazem um MIX de arte e TV, com alternância de vídeos lentos/rápidos, simples/complexos e com alta/baixa vibração. em 7 de setembro de 84, o VDB fez uma exibição destas duas séries num gigantesco drive-in de chicago. 10.000 pessoas sob uma noite de verão decolaram para uma viajem na ficção televisual super-pós. paus, pedras..

a MOSTRA NORTE-AMERICANA DE VÍDEO CONTEMPORÂNEO acontece em nome da informação. alimento rumo à alternativas. continua a busca de OXIGÊNIO. receber e veicular. LIVRE TRÁFEGO DE INFORMAÇÃO.