A videoinstalação, realizada por Tadeu Jungle e seus alunos das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, partia do fascínio do modernista, homenageado no nome das oficinas, pela velocidade para explorar a cidade de São Paulo por meio de olhares velozes e fragmentados.

Artistas

Obras

Ensaio Tadeu Jungle, 1990

“spSPsp 2”

Este trabalho nasceu como um totem cinético da cidade de São Paulo. Um Totem de televisores rodeado de repolhos vivos. Um totem à velocidade. Concebida dentro de uma oficina com dez alunos, essa vídeo-escultura partiu de uma pesquisa sobre Oswald de Andrade, que no princípio do século entrou em contato com o italiano Marinetti e seu manifesto futurista. O deslumbre pela velocidade. A máquina. O automóvel. A velocidade. A cidade. De São Paulo. De Oswald. “spSPsp 2” é um monumento à velocidade. É a cidade de São Paulo vista por olhos livres e rápidos. É um totem pop. Múltiplo e múltiplas imagens eletrônicas. Múltiplos repolhos. Iguais e iguais. Iguais e diferentes. Diferentes e iguais. Um totem à reprodutibilidade. Da tecnologia. Da natureza. Um conforto. Um totem industrial que mira e é mirado pela força fotossintética das plantas. A velocidade das imagens.  A velocidade de crescimento dos repolhos. Um diálogo. Repolhos e televisores.

As imagens de spSPsp são todas da cidade de São Paulo e foram colhidas durante os meses de julho e agosto de 1990. A trilha sonora foi composta por R. J. Jackson e João Brucó. Realizada no âmbito das Oficinas Culturais Oswald de Andrade da Secretaria de Estado da Cultura, contou com a criação de A. Maciel. C. F. Alba, F. Grywacz, G. Citrângulo, J. Ferreira, L.M. Iaki, L. Guimarães, M. A. Boaventura, M. Cerqueira e V. Buchioni. Produção de I. Leopoldo e Silva. Imagens de P. Mauro, D. Dall’acqua e A. Maciel. Projeto visual inicial do grupo Tupinãodá. Ass. De direção de G. Citrângulo. Produção e copyright TVDO. Direção Tadeu Jungle.

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p. 95.