Curadores iniciam trabalhos

A+ a-
postado em 01/06/2012
Primeiros passos de comissão da edição que marca trinta anos do Festival

A comissão curadora do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que trabalhará com a curadora geral Solange Farkas, inclui três jovens curadores: Fernando Oliva, curador independente com passagem pelo MIS-SP, CCSP e MAM-SP; Julia Rebouças, que integra a equipe de curadoria do Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG; e Thereza Farkas, cofundadora e codiretora da Casa Tomada, em São Paulo. Os outros dois integrantes são também membros do conselho curatorial da Associação: Eduardo de Jesus, docente da PUC-MG; e Marcos Moraes, docente e coordenador do Programa de Residência Artística da FAAP.

A partir de discussões que abrangeram os principais desafios e metas do Festival em face das realizações e experiências anteriores, está sendo esboçada uma série de inovações para a exposição que acontece no segundo semestre de 2013 e assinala os trinta anos de existência do evento. A própria configuração do trabalho da comissão se transformou: os seis curadores realizam tanto a seleção dos trabalhos enviados durante a convocatória quanto a criação de tensões e articulações na exposição por meio do convite a artistas cujas obras tenham a acrescentar nas reflexões propostas. “Isso confere maior lastro ao conceito curatorial e permite criar segmentos dentro da mostra, para os quais poderemos, inclusive, contar com outros curadores invitados”, explica a curadora geral.

Em julho será publicada a convocatória para envio de propostas artísticas. Aguarde – na ocasião, mais novidades serão divulgadas.