• 
	Palestra com Ana Pato (Videobrasil) realizada dia 16 de Junho de 2008 como evento parte da IV Mostra de Vídeos FASM - Foto: Paula Zanotti

    Palestra com Ana Pato (Videobrasil) realizada dia 16 de Junho de 2008 como evento parte da IV Mostra de Vídeos FASM - Foto: Paula Zanotti

Simpósio discute acervos digitais

A+ a-
postado em 12/09/2012
Ana Pato, diretora executiva do Videobrasil, está entre os palestrantes

O Acervo Videobrasil será foco de uma das mesas do Simpósio Internacional Futuros Possíveis, promovido por USP, Fapesp e Capes entre os dias 1 e 5 de outubro. Ana Pato, diretora executiva do Videobrasil, fará palestra no primeiro dia do encontro. O evento tem como enfoque a discussão sobre a preservação de patrimônio artístico e cultural, e contará com a presença de especialistas internacionais na área de conservação de arquivos de arte digital e de digitalização de acervos.

De acordo com Ana, ”a recorrência, cada vez mais frequente, de obras efêmeras, criadas a partir de processos digitais, resultou na constituição de acervos pequenos e abrigados fora de instituições museológicas.” Dessa forma, exporá a importância de esforços como o do Videobrasil, que surgiu nos anos 80 e, a partir dos anos 90, tem se dedicado à preservação de documentos e obras em vídeo. A gestora irá abordar também a falta de procedimentos para transcrever, traduzir e armazenar os documentos artísticos contemporâneos em arquivos digitais, e a urgência em gerir a documentação residual das exposições de arte contemporânea. Ana Pato, gestora cultural e diretora executiva do Videobrasil, é mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (2011) e tem especialização em administração na cultura pela Fundação Getúlio Vargas (1996). É autora do livro Literatura expandida: o arquivo e a citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster (a ser lançando em dezembro 2012).

O simpósio Futuros Possíveis combina discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos e curadoria de informação. O Simpósio também contará com participantes como Daniela Kutschat, Renata Motta, Lucas Bambozzi, Paula Alzugaray, Gilbertto Prado, além de convidados estrangeiros.


Para mais informações acesse aqui

Tags
Acontece