Videobrasil na TV

A+ a-
postado em 27/11/2013
Terceiro episódio da série explora a escolha do Sul geopolítico como eixo estruturador

Nesta segunda-feira, 2.12, às 23h, no SescTV, será exibido o terceiro episódio da série Videobrasil na TV, que aborda o legado de 30 anos do 18­º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, além de outros temas suscitados pela mostra Panoramas do Sul. Após a exibição no canal do Sesc, os vídeos podem ser assistidos no Canal VB.

Neste episódio, o programa dedica-se ao tema “Internacionalização: as visões do Sul”, buscando explorar o processo de internacionalização do Festival e a escolha do Sul geopolítico como eixo estruturador do evento, que se tornou um lugar de intercâmbio entre artistas, teóricos e curadores, e uma plataforma de lançamento e inserção para a produção artística dessa região.

Pessoas que fizeram parte da história do Videobrasil, como os curadores Jorge la Ferla, Chris Mello, Giselle Beiguelman e o crítico Arlindo Machado, falam sobre a história do Festival, ressaltando momentos de transformação, como quando ele deixou de ser um evento dedicado apenas ao vídeo para se tornar um festival de arte eletrônica, depois abraçando todas as linguagens da arte contemporânea. Os artistas Lucas Bambozzi, Eder Santos, Kiko Goifman, Sandra Kogut e Carlos Nader também participam do episódio, contando sobre a necessidade nos anos 1980 de uma plataforma que desse lugar para a produção de vídeo no Brasil, e do impacto da internacionalização do Festival nos trabalhos produzidos. Solange Farkas, curadora, fundadora e diretora do Videobrasil, reflete acerca da escolha pelo foco do festival no eixo sul geopolítico do globo, relembrando momentos importantes que fizeram com que a instituição trilhasse esse caminho.

A série composta de sete episódios estreou em 18.11 e será exibida até 30.12 no canal SescTV, sempre às segundas, às 23h. Conheça a programação completa.

Assista também aos programas Produção Independente: Televisão e abertura política e Os primeiros anos do vídeo: Linguagem e tecnologia, ambos já disponíveis no Canal VB

Confira os temas dos próximos episódios do Videobrasil na TV e as datas de exibição no SescTV:

  • “Circuitos expandidos” (09/12)
  • “Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar” (16/12)
  • “Panoramas do Sul: memória, identidade e política” (23/12)
  • “Panoramas do Sul: imaginários contemporâneos” (30/12)


Serviço:

Videobrasil na TV | 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Episódio “Internacionalização: as visões do Sul”
2.12 (segunda), 23h, no SescTV (Sky, canal 3; NET, canal 137; Oi TV, canal 29; ou consulte sua operadora)


EQUIPE VIDEOBRASIL NA TV

Direção e Produção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Consultoria: Eduardo de Jesus
Diretor de Fotografia: Pedro Ionescu Vargas
Direção de Arte: Ana Mara Abreu
Design Gráfico: Julio Dui
Som Direto: Guilherme Shinji Matsumoto
Roteiro: Angélica Reis
Edição: Laura Faerman e Marco Del Fiol
Trilha Sonora: O Grivo
Assistente de Direção: Gustavo Almeida
Assistente de Produção: Bruna Knabem
Assistente de Arte: Amanda Antunes

Tags
SESCTV