• Tereza (1992), de Caco Souza e Kiko Goifman

    Tereza (1992), de Caco Souza e Kiko Goifman

Videobrasil em Atlanta, EUA

A+ a-
postado em 13/02/2014
Curadoria de Solange Farkas revisita o acervo do Videobrasil a fim de estabelecer cruzamentos entre a cena artística contemporânea e a história da instituição, à luz de seus trinta anos

Solange Farkas, diretora e curadora geral da Associação Videobrasil, leva a Atlanta, EUA, a mostra 30 Anos de Videobrasil. Sob sua curadoria, a exposição inclui trabalhos de videoartistas como Eder Santos, Sandra Kogut, Cao Guimarães, Tatiana Blass e Marcia Vaitsman (residente em Atlanta), entre outros, exibidos entre 19 e 21 de fevereiro na Georgia State University.

A presente curadoria procura revisitar o acervo de obras audiovisuais  do Videobrasil, a fim de estabelecer cruzamentos entre a cena artística contemporânea e a história da instituição, à luz de seus trinta anos. O programa se divide em três eixos curatoriais, correspondentes às três principais fases que compõem a história do Videobrasil.
 
Eixo 1: 1983 a 1989
A primeira fase, de 1983 a 1989, é marcada por uma política de difusão, construção e estabilização do meio eletrônico no Brasil, recém saído de um período de duas décadas de ditadura militar.

Eixo 2:  1990 a 1998
A segunda fase, de 1990 a 1998, é atravessada pela consolidação e legitimação da arte eletrônica no circuito internacional das artes. Neste momento, o festival torna-se bienal, e se consolida  como uma plataforma de intercâmbio entre artistas, teóricos e curadores.  

Eixo 3: 2001 até hoje
A partir de 2001, o festival adentra em sua terceira e mais recente fase. Nesse momento, afirma sua projeção internacional, fundamenta seu recorte curatorial na produção artística do eixo Sul geopolítico do mundo, abrangendo os mais diversos suportes e linguagens artísticas.


Datas e horários das exibições:

Eixo 1: 19/FEV, 18h | seguido de fala de Solange Farkas
Eixo 2: 20/FEV, 19h
Eixo 3: 21/FEV, 19h

Como chegar:

Georgia State University's Centennial Hall | 100 Auburn Avenue, Atlanta, GA, EUA
entrada gratuita
clique aqui para mais informações