VIDEOBRASIL NO MENA - Bouchra Khalili

A+ a-
postado em 21/03/2014
A cineasta e artista visual marroquina reflete sobre nomadismo e pertencimento social em suas obras

Em 2007, Bouchra Khalili foi convidada para apresentar dois programas de vídeo no Museu de Arte Moderna da Bahia, em 2007, como parte da programação do 16º Festival. No depoimento da artista ao Canal VB, ela compara a atmosfera do Marrocos e do Brasil, em especial da Bahia. Segundo ela, há muitas coisas em comum entre os dois países, particularmente no modo como lidam com a questão da heterogeneidade e do sincretismo.



Com uma obra que reflete sobre nomadismo e pertencimento social, a cineasta e artista visual marroquina, Bouchra Khalili emprega esses conceitos como fundamento de seu próprio trabalho, que ela qualifica como  “entre cinema e arte contemporânea,  entre ficção e documentário”. Khalili foi um dos cinco artistas vencedores desta edição da Art Dubai Fair, e já participou de quatro edições do Festival (da 14ª à 17ª edição).


Seus trabalhos foram expostos na 55ª Bienal de Veneza (2013), na exposição  “Mapping Subjectivity”, no  MoMA (New York, 2011), na 18ª Bienal de Sydney (2012), na 10ª Bienal de Charjah (Emirados Árabes Unidos, 2011); Bienal de Liverpool (Inglaterra, 2010); The Studio Museum (Nova York, EUA, 2010); The Museum of Contemporary Art (Detroit, EUA, 2010); Gallery 44 (Toronto, Canadá, 2010); e Museo Reina Sofía (Madri, Espanha, 2009), entre outras mostras e instituições.


Acompanhe o Especial Videobrasil no MENA
Ao longo desta semana, o site do Videobrasil vai dar destaque a outros artistas desta região que participaram da mostra competitiva Panoramas do Sul. Aguarde!