Associação Cultural Videobrasil no Seminário Funarte de Residências Artísticas

A+ a-
postado em 16/10/2014
Evento fomenta o debate sobre residências artísticas com a presença de profissionais das áreas de artes visuais, produção e gestão cultural

No dia 6 de novembro, a partir das 9h30, Thereza Farkas, diretora de programação da Associação Cultural Videobrasil, integra o Seminário Funarte de Residências Artísticas. O Seminário fomenta o debate em torno das residências artísticas e reúne profissionais das áreas de artes visuais, produção e gestão cultural em programa composto por conferências, painéis e laboratórios.

O Laboratório de Experiências 4, atividade na qual a Associação toma parte, explora o tema “Reflexões sobre a preservação da memória das artes em uma residência” e tem participação de representantes do Instituto Sacatar (instituição parceira do Programa de Residências Videobrasil) e do Ponto de Cultura Rural.

Compreendendo a relevância da residência artística sobre os novos processos de criação, difusão e qualificação de artistas visuais, a Funarte defende que as discussões conduzidas no Seminário poderão auxiliar na construção de políticas públicas voltadas ao campo das residências artísticas.

A Associação Cultural Videobrasil tem atuação pioneira na promoção de intercâmbios artísticos desde 1988. “Antes da ideia de programas de residência como conhecemos, nós já oferecíamos prêmios que facilitavam o trânsito de artistas”, comenta Thereza Farkas. Por meio do Programa de Residências Videobrasil, a Associação promove conexões e intercâmbios entre artistas, instituições parceiras e comunidades no Brasil e no mundo. “Além de estimular o deslocamento de artistas, o Programa de Residências Videobrasil visa o fortalecimento de uma rede colaborativa entre instituições”, completa.

A inscrição para o Seminário Funarte de Residências Artísticas é gratuita e as vagas são limitadas. O Seminário terá transmissão online pelo site da Funarte e será disponibilizado, posteriormente, no canal da Funarte no Youtube. Para conhecer a programação completa e os demais participantes do Seminário, clique aqui.


SERVIÇO:

Seminário Funarte de Residências Artísticas
Laboratório de Experiências 4: “Reflexões sobre a preservação da Memória das artes em uma residência”


6 de novembro (quinta-feira), das 9h30 às 11h30
Com: Thereza Farkas (Associação Cultural Videobrasil), Augusto Albuquerque (Instituto Sacatar) e Marjorie Botelho (Ponto de Cultura Rural)
Sala Funarte Sidney Miller | Rua da Imprensa nº 16 – Centro, Rio de Janeiro – RJ