• Vista da exposição
Foto: Tiago Lima

    Vista da exposição
    Foto: Tiago Lima

  • Vista da exposição
Foto: Tiago Lima

    Vista da exposição
    Foto: Tiago Lima

  • Vista da exposição
Foto: Tiago Lima

    Vista da exposição
    Foto: Tiago Lima

Visita guiada a Quem nasce pra aventura não toma outro rumo

A+ a-
postado em 29/10/2015
No dia 14 de novembro, o curador Diego Matos conduz visita à exposição paralela ao 19º Festival no Paço das Artes. São Paulo é tomada como ponto inicial para a exploração das narrativas que permeiam a mostra

Visitas guiadas a Quem nasce pra aventura não toma outro rumo – obras do Acervo Videobrasil, exposição paralela ao 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, serão realizadas no Paço das Artes. O curador Diego Matos, coordenador de arquivo e pesquisa da Associação Cultural Videobrasil, conduz as atividades, mediando a relação do público com as 16 obras do acervo da Associação em exibição.

Dois roteiros temáticos de visitação foram concebidos pelo curador. No dia 14 de novembro (sábado), às 16h, o roteiro Brasil, São Paulo – um lugar para a partida terá como ponto inicial o espaço geográfico onde a mostra é realizada e o Videobrasil deu início à sua história: a cidade de São Paulo. As narrativas que permeiam as obras serão exploradas durante a visita, com foco na desconstrução da ideia de lugar e na distorção da relação espaço-temporal. Já no dia 9 de janeiro de 2016 (sábado), às 16h, o curador apresenta o roteiro O vídeo na arena política da arte, que propõe tornar visível a prática artística como ação política. A participação é gratuita e aberta ao público. 

Quem nasce pra aventura não toma outro rumo – obras do Acervo Videobrasil reúne obras do Acervo Videobrasil que aprofundam indiretamente as reflexões desta edição do Festival, que tem o Sul global e suas múltiplas questões no centro de toda a sua programação. Trabalhos de artistas-chave do vídeo nacional, como Cao Guimarães, Carlos Nader, Cristiano Lenhardt (que participa do 19º Festival com um projeto comissionado), João Moreira Salles, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, criam relações com as obras do peruano Gabriel Acevedo, da israelense Nurit Sharett (integrante da mais recente edição da Bienal de São Paulo) e do argelino Malek Bensmaïl, entre outros. A exposição segue em cartaz no Paço das Artes até 10 de janeiro de 2016 e ações de mediação, coordenadas pela equipe do educativo do Paço das Artes, acontecem até o término da exposição.

As exposições e curadorias a partir do Acervo Videobrasil são as principais estratégias de ativação da coleção. Essas ações promovem a constante atualização das obras do Acervo, colocando-as em contato com o público e à disposição de novos recortes críticos que confirmam sua relevância no cenário atual.

Visitas mediadas pelo curador Diego Matos
Participação gratuita e aberta ao público. Inscrições no local.

Roteiro 1: Brasil, São Paulo – um lugar para a partida
14 de novembro de 2015 (sábado), às 16h

Roteiro 2: O vídeo na arena política da arte
9 de janeiro de 2016 (sábado), às 16h

Quem nasce pra aventura não toma outro rumo – obras do Acervo Videobrasil
exposição paralela do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul

de 10 de outubro de 2015 a 10 de janeiro de 2016
(quarta a sexta: das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados: das 11h às 18h)
grátis