Postais da procura

A+ a-
postado em 21/03/2017
Perturbadoramente familiar, de Giselle Beiguelman, será lançado dia 6 de abril no Galpão VB

O lançamento de Perturbadoramente familiar (Disturbingly Familiar) acontecerá no dia 6 de abril de 2017, quinta-feira, às 19h.

Quase um ano após a exposição Quanto pesa uma nuvem?, que teve curadoria de Ana Pato, Giselle Beiguelman volta ao Galpão VB para lançar esse livro-objeto, que continua desdobrando os registros de sua viagem à Polônia em 2015. A artista, que é representada pela Galeria Mezanino, foi à terra de seus antepassados em busca de uma narrativa para sua história sem rastros.

O diário textual e visual resultante dessa viagem combina fotos com imagens do arquivo de sua família. Relato sobre situações de pertencimento e de exclusão cultural, combina fotos da viagem, material de arquivo da família e páginas carimbadas pela artista. O livro é organizado a partir das dúvidas e das interrogações que surgiram enquanto a artista percorria Varsóvia, Przemyśl e Deblin, cidades de seus avós, além de Cracóvia, Lodz, Auschwitz e Bendin. A viagem foi feita a convite do programa de promoção da cultura polonesa no Brasil, organizado por Culture.pl.

Perturbadoramente familiar (Disturbingly Familiar) é integrado a uma caixa de madeira, que contém um jogo de postais e um carimbo e que conta com uma trava transversal, suporte do carimbo que compõe a obra. Tem tiragem numerada e assinada de 20 exemplares, cada um com diferentes intervenções realizadas pela própria artista.

Confira depoimento de Giselle Beiguelman no Canal VB e tag da exposição Quanto pesa uma nuvem? na Plataforma VB.

+ sobre a artista

Giselle Beiguelman é artista, pesquisadora e professora universitária. Seu trabalho inclui intervenções em espaços públicos, projetos em rede, aplicativos para dispositivos móveis e discussões sobre as estéticas da memória. É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), graduada e doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Suas obras integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM e MAC-USP, e foram expostas em diversas mostras internacionais – ZKM (Karlsruhe, Alemanha), 3ª Bienal de Sevilha, 25ª Bienal de São Paulo, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Reina Sofía, entre outros. Entre seus trabalhos recentes destacam-se Memória da amnésia (2015) e as individuais Cinema Lascado (Caixa Cultural) e Quanto pesa uma nuvem? (Galpão VB), ambas em 2016. As obras receberam análises críticas em jornais e revistas como The New York Times, The Guardian, Neural e, no Brasil, Folha de S. Paulo, seLecT e ARTE!Brasileiros. Giselle Beiguelman vive e trabalha em São Paulo e é representada pela Galeria Mezanino.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro Perturbadoramente familiar (Disturbingly Familiar), de Giselle Beiguelman. Edição limitada. 20 exemplares numerados e assinados pela artista. 156 p. Edição bilíngue. Design: Maya Messina

QUANDO: 6 de abril (quinta), 19h–22h

ONDE: Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil – Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo/SP.