• 
	Vista parcial da mostra

    Vista parcial da mostra

  • 
	Maria do Carmo Nino, Marcelo Coutinho e Moacir dos Anjos no debate de abertura

    Maria do Carmo Nino, Marcelo Coutinho e Moacir dos Anjos no debate de abertura

  • 
	Akram Zaatari, Tomorrow everything will be alright (2011), vídeo

    Akram Zaatari, Tomorrow everything will be alright (2011), vídeo

  • 
	Maria do Carmo Nino, Marcelo Coutinho e Moacir dos Anjos conversam em frente à obra BRAVO‐RADIO-ATLAS-VIRUS-OPERA, de Carla Zaccagnini

    Maria do Carmo Nino, Marcelo Coutinho e Moacir dos Anjos conversam em frente à obra BRAVO‐RADIO-ATLAS-VIRUS-OPERA, de Carla Zaccagnini

  • 
	Sebastian Diaz-Morales, Oracle (2011), videoinstalação

    Sebastian Diaz-Morales, Oracle (2011), videoinstalação

Panoramas do Sul em Recife

A+ a-
postado em 29/11/2012
Exposição em três espaços dá prosseguimento à Itinerância Videobrasil 2012-2013 com obras premiadas pelo 17º Festival

Com abertura na noite de hoje, a exposição com destaques da produção artística contemporânea integra o projeto Itinerância Videobrasil 2012-2013 | Panoramas do Sul – Obras premiadas | 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. A seleção de 16 obras provenientes de Brasil, Líbano, Israel, Índia, Bolívia, China e Argentina, inclui uma instalação, duas pinturas, sete videoinstalações e vídeos, e ocupa três espaços vizinhos, na Fundação Joaquim Nabuco e na Universidade Federal do Pernambuco. Trata-se do conjunto de trabalhos premiados na mostra competitiva realizada em 2011 em São Paulo. O evento de abertura inclui debate com Maria do Carmo Nino e Marcelo Coutinho, mediados por Moacir dos Anjos.

Quatro eixos conceituais norteiam a exposição: Cartografias do afeto traz trabalhos que buscam representações possíveis para o subjetivo; Natureza e cultura apresenta obras que criam desdobramentos para o gênero paisagem; dispositivos ópticos que propõem novas visões integram o módulo Máquinas de ver; por fim, Paisagens políticas convoca para o campo das artes visuais dilemas da esfera social. São trabalhos de Akraam Zatari, Claudia Joskowicz, Adriano Costa, Liu Wei, Gabriel Mascaro, Dirceu Maués, Carla Zaccagnini Carolina Caliento, Guilherme Peters, Moran Shavit, Natasha Mendonca, Paulo Nimer Pjota, Regina Parra, Milton Machado e Cacá Vicalvi, Eder Santos e Sebastián Diaz Morales.

O programa educativo da itinerância promoverá a formação de mediadores, arte-educadores e professores para a abordagem de conteúdos que levem estudantes, famílias e visitantes em geral à maior profundidade possível de contato com a arte contemporânea, seja em atividades presenciais, como visitas educativas e oficinas, seja no prosseguimento das discussões em escolas e outras instituições.

As Itinerâncias Videobrasil são realizadas desde a década de 1980 e têm como objetivo multiplicar a visibilidade das obras que marcaram a mostra competitiva Panoramas do Sul a cada edição do Festival. Mais de vinte mostras itinerantes já levaram arte contemporânea a cidades no Brasil e no exterior.

Abertura

dia 29 de novembro

18h: Fundação Joaquim Nabuco | Debate com Maria do Carmo Nino e Marcelo Coutinho, mediado por Moacir dos Anjos

20h: Universidade Federal de Pernambuco – Centro Cultural Benfica | Coquetel para convidados

Visitação

30 de novembro a 27 de janeiro de 2013

Fundação Joaquim Nabuco / Galeria Vicente do Rego Monteiro

Rua Henrique Dias, 609 – Recife / terça a domingo, das 15 às 20h

Universidade Federal de Pernambuco – Centro Cultural Benfica

Rua Benfica, 157 – Recife / segunda a sexta, das 8 às 17h

Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Artes e Comunicação – CAC

Cidade Universitária, s/n – Recife / segunda a sexta, das 8 às 20h

Visite também o site da Itinerância.