Festival debate relação do vídeo com cinema e artes visuais no Pivô

A+ a-
postado em 10/12/2013
Atividade dos Programas Públicos do 18º Festival recebe os cineastas Kiko Goifman e Cao Guimarães e a ensaísta Ivana Bentes

Em encontro dos Programas Públicos da 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais, os cineastas Kiko Goifman, Cao Guimarães e a ensaísta e professora Ivana Bentes debatem a relação das três linguagens ao longo da história e no contexto do Videobrasil.

O debate, que tem mediação de Eduardo de Jesus, acontece no dia 18/DEZ, a partir das 20h, no Pivô, associação localizada no Edifício Copan, e que tem como objetivo a produção e divulgação de novas ideias no campo das artes. A atividade faz parte do Foco 6 - Reflexões em Deslocamento, que propõe encontros que vão além dos espaços expositivos do Festival e suas temáticas.


Cinema e TV

Ao começar a se difundir no Brasil, a partir da década de 1970, o vídeo entra em confronto com duas linguagens estabelecidas. No primeiro caso, a TV, vista como a imagem do "establishment". No outro, com o cinema. "O diálogo cinema e vídeo no Brasil, num primeiro momento, se fixa menos nas discussões sobre as potencialidades estéticas do vídeo ou numa desejável potencialização do cinema pelo novo meio para girar em torno de um embate por legitimação e 'hierarquia' reivindicada por parte do meio cinematográfico diante do novo campo", afirma Ivana Bentes.


Vídeo e arte

Um dos curadores da atual edição do Festival, Eduardo de Jesus conta que, no cenário mundial, a relação entre arte e vídeo começou na década de 1920, quando os artistas utilizavam o vídeo como um meio para performance. "De lá pra cá foram várias formas de relacionamento", afirma, destacando o "cinema independente dos anos 1940 e 1960" como dois momentos importantes para essa evolução. Segundo ele, a relação entre vídeo e arte começa marginal e, com o tempo, vai-se tornando uma relação de inter-relação.

O evento do dia 19/DEZ, Implicações políticas da memória, foi cancelado em virtude de imprevistos na agenda dos convidados.


Serviço:

Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais
com Kiko Goifman, Cao Guimarães e Ivana Bentes
Mediação: Eduardo de Jesus

Quando:
18/DEZ, a partir das 20h

Onde:
Pivô | Edifício Copan, loja 54. Avenida Ipiranga, 200
Entrada franca. Classificação livre.