• Pipe Dreams, de Ali Cherri (2012)

    Pipe Dreams, de Ali Cherri (2012)

O Brasil no Qatar

A+ a-
postado em 13/03/2014
Solange Farkas representa o país nas comemorações do “Ano do Brasil em Qatar” como convidada especial do Global Art Forum, em Doha, em evento integrante da Art Dubai Fair

Solange Farkas, fundadora, curadora e diretora geral da Associação Cultural Videobrasil participa no próximo domingo (16) da 8a Edição do Global Art Forum, em Doha, no Qatar. O Global Art Forum integra a programação da Art Dubai, maior feira de arte contemporânea do Oriente Médio e uma das mais importantes do mundo, reunindo artistas, curadores e representantes de instituições ligadas ao mundo das artes. O Global Art Forum  deste ano tem como tema "Meanwhile… History" e integra a celebração do Ano do Brasil em Qatar.

Em sua apresentação, Solange falará sobre a relação do Videobrasil com países do Oriente Médio e Norte da África, a partir do mapeamento e da difusão da produção de artistas contemporâneos desta região. Entre eles, o libanês Akram Zaatari, hoje uma grande estrela do circuito internacional, que participou pela primeira vez do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil em 1996, sendo selecionado em mais seis edições, além de ter sido curador, ao lado de Christine Thome, da mostra Narrativas Possíveis, apresentando o trabalho de outros 11 artistas do Líbano, em 2003. Ao todo, 24 libaneses, incluindo Akram, apresentaram seus trabalhos no Festival, além 14 israelenses e artistas da Turquia (04), Irã (04), Egito (03), Marrocos (03), Kuwait (01) e Síria (01).  Um total de 54 criadores do chamado Sul geopolítico, eixo norteador da curadoria do Festival que completou três décadas no ano passado, com uma grande edição comemorativa no Sesc Pompeia.

Na segunda-feira (17), Solange desembarca em Dubai para participar da feira que este ano apresenta trabalhos de mais de 500 artistas, representados por 84 galerias de 36 países.