19º FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL | PANORAMAS DO SUL

A+ a-
postado em 11/09/2014
CONVOCATÓRIA: Associação Cultural Videobrasil e Sesc São Paulo convidam artistas interessados em participar da 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. As inscrições estarão abertas de 15 de setembro até 16 de novembro de 2014

O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil se consolidou ao longo dos anos como uma plataforma diversificada e múltipla voltada para a difusão, o fomento e a reflexão em torno da produção artística do Sul Global. Fazem parte desse universo os países da América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Leste Europeu, Sul e Sudeste Asiático e Oceania. Significativas mudanças geopolíticas vêm acontecendo, redimensionando intensamente as noções de Norte e Sul, mas o Festival acredita, mesmo assim, na necessidade de atuar em prol de um campo artístico e cultural de regiões que ainda precisam reinventar novas formas de circulação e visibilidade. A participação de artistas por meio de convocatória aberta é, dessa forma, uma estratégia democrática e vital para o Festival. Serve à construção de uma plataforma de visibilidade, debate e produção de conhecimento sobre a arte produzida nesses países.

Neste momento, a Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo convidam artistas interessados em participar da 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que acontece de 6 de outubro a 6 de dezembro de 2015 no Sesc Pompeia, em São Paulo, Brasil. As inscrições estarão abertas de 15 de setembro até 16 de novembro de 2014.

Pela primeira vez, a convocatória para inscrições é composta por dois editais distintos: um para obras e outro para projetos que serão produzidos com o acompanhamento dos curadores e apoio do Festival, ambos para apresentação na próxima edição. Serão aceitos obras e projetos de quaisquer suportes, expressões artísticas e técnicas, de artistas nascidos ou residentes há mais de cinco anos nas regiões que são foco do Festival. Cada artista pode inscrever até três (03) obras e/ou um (01) projeto, em consonância com os termos dos editais disponíveis no site, a partir da data de abertura das inscrições.

Outra novidade é o aprofundamento da proposta geopolítica do Festival. Panoramas do Sul passa a ser o grande direcionador dos eixos curatoriais de toda a programação e não mais apenas o título da mostra competitiva.  O corpo central do Festival passa a ser o Sul e suas múltiplas questões – que, de alguma forma, são as inspirações e referências para a seleção de obras e projetos – e dizem respeito a identidades híbridas, diásporas, trânsito migratório e viagens, narrativas pessoais, memórias, isolamento, tecido social e insularidade, entre outras.

Além disso, ao lado das obras e projetos selecionados via convocatória, também farão parte do 19º Festival obras de artistas convidados com trajetórias que, apesar de referenciais no contexto do Sul, são ainda pouco conhecidas no cenário global. 

Por meio de encontros, residências, prêmios e comissionamentos, interessa ao Festival: intensificar e ampliar a colaboração entre artistas, povos e culturas; fomentar diálogos pertinentes às experiências compartilhadas; e estabelecer debates horizontais que evidenciem o trânsito de ideias e práticas no mundo contemporâneo, contribuindo para consolidar uma rede ativa de intercâmbios artísticos.


Mais sobre o Festival

Além da exposição das obras e projetos selecionados e dos artistas convidados, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil promove ainda residências artísticas, programas públicos, ações educativas e lançamento de publicações.

Visando à divulgação da produção dos artistas selecionados, o Festival atua também na difusão de seus trabalhos em plataformas digitais de pesquisa, livros, sites, redes sociais do Videobrasil, além de documentários e programas de TV produzidos pela organização. Os artistas participam também de encontros e debates que reúnem curadores, críticos, pesquisadores, representantes de instituições e de residências artísticas em torno da reflexão e discussão de temas urgentes relacionados à arte e à cultura contemporâneas.

O Festival concede ainda um prêmio em dinheiro e nove prêmios de residência artística em instituições parceiras da Rede Videobrasil de Residências ao redor do mundo. Todos os premiados recebem troféus criados a cada edição por artistas como Tunga, Rosângela Rennó, Erika Verzutti, Carmela Gross, Luiz Zerbini, Raquel Garbelotti, entre outros.