• Memórias Inapagáveis — um olhar histórico no acervo videobrasil
    Memórias Inapagáveis — um olhar histórico no acervo videobrasil

Itinerância de Memórias Inapagáveis na Argentina e Espanha

A+ a-
postado em 19/12/2014
Em 2015, a exposição Memórias inapagáveis – um olhar histórico no Acervo Videobrasil será apresentada no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA) e no Museo de Arte Contemporánea de Vigo (MARCO).

Em 2015, a primeira grande exposição concebida a partir da coleção da Associação Cultural Videobrasil vai circular pelo mundo, a começar pela Argentina e Espanha. Com curadoria de Agustín Pérez Rubio, Memórias inapagáveis – um olhar histórico no Acervo Videobrasil será apresentada de junho a agosto no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA) e, em seguida, a mostra seguirá para o Museo de Arte Contemporánea de Vigo (MARCO), de setembro de 2015 a janeiro de 2016. Em 2015 a exposição passará ainda pelo México e Alemanha, em locais e datas a confirmar. Mas a itinerância de Memórias inapagáveis acontecerá até o final de 2016 em outros países do mundo.

Exibida inicialmente no Sesc Pompeia, em São Paulo, entre agosto e novembro de 2014, Memórias inapagáveis foi realizada a partir da imersão de Pérez Rubio no Acervo Videobrasil, que atualmente conta com cerca de 1.300 obras em vídeo, registros de performances e videoinstalações. Ele selecionou 18 obras produzidas entre a década de 1980 e os dias atuais, que resgatam episódios de conflitos históricos por meio das perspectivas pessoais de renomados artistas, como Bouchra Khalili, Coco Fusco, Jonathas de Andrade, León Ferrari, Rosângela Rennó, Sebastian Diaz Morales e Walid Raad, entre outros.

Confira:

- Imagens da exposição 

- Destaques na mídia internacional e nacional

- Publicação – Livro Memórias Inapagáveis