Solange Farkas no UN Live Museum

A+ a-
postado em 30/10/2015
A curadora e diretora do Videobrasil é a única representante brasileira no comitê de conteúdo, presidido pelo artista dinamarquês Olafur Eliasson, do Museu pela Humanidade da ONU

A Organização das Nações Unidas anunciou a criação do UN Live: o Museu pela Humanidade. O UN Live está sendo concebido colaborativamente por importantes pensadores globais nos campos artístico, museológico, das ciências sociais e do desenvolvimento digital. O museu tem como objetivo fazer com que os valores da ONU sejam percebidos e ganhem relevância na vida cotidiana das pessoas ao redor do mundo, com especial atenção à juventude.

Solange Farkas, fundadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, é a única integrante brasileira do comitê de conteúdo do museu, presidido pelo artista dinamarquês Olafur Eliasson, que teve sua primeira exposição individual na América Latina em 2011, a convite do Videobrasil. Em vídeo de divulgação disponível no site do museu, Farkas defende a promoção e a visibilidade da arte do Sul geopolítico, foco de atuação do Videobrasil há mais de vinte anos. “Pensar no mundo virado de ponta cabeça, por exemplo, poderia ser um bom começo”, comenta.

O museu será composto por três plataformas: a UN Live Online; a UN Live Network (rede de parcerias com instituições ao redor do mundo); e, no futuro, a UN Building, com espaço físico em cidade a ser definida — Copenhague é a atual aposta para a construção.

Berhanu Ashagrie Deribew (Etiópia), participante do Seminário do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, e Elvira Dyangani Ose (Espanha), editora do Caderno Sesc_Videobrasil 10: Usos da memória e curadora da 8ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Gotemburgo (que apresentou um programa de vídeos com obras do Acervo Videobrasil), também fazem parte do comitê de conteúdo do UN Live.

Tags
Acontece