O Novo Curador

A+ a-
postado em 20/05/2016
Solange Farkas é uma das curadoras entrevistadas em livro que se propõe a mapear diferentes aspectos desta atividade na contemporaneidade

“O que é a curadoria hoje?”. O processo de constante redefinição que caracteriza o campo da curadoria dificulta ainda mais a pergunta formulada pela recém-lançada publicação The New Curator – Researcher, Commissioner, Keeper, Interpreter, Producer, Collaborator (O Novo Curador – Pesquisador, Comissário, Mantenedor, Intérprete, Produtor, Colaborador). Solange Farkas é uma das curadoras internacionais convidadas a responder à pergunta.

“Solange estabeleceu o festival como um dos principais polos de disseminação de práticas artísticas no Brasil e no Sul geopolítico. (…) Realizado a partir de convocatórias públicas, o evento se orgulha de proporcionar uma plataforma democrática para artistas que de outro modo talvez ficassem de fora do universo eurocêntrico da arte. Farkas também já foi responsável pela curadoria de exposições monográficas de artistas que trabalham com imagem em movimento”.

O livro reúne 26 entrevistas com curadores do mundo todo, divididas em quatro capítulos:  Beyond the White Cube (Além do Cubo Branco), Towards a Radical Institution (Rumo a uma Instituição Radical), Transcending Boundaries (Transcendendo Limites) e Rethinking the Biennale Model (Repensando o Modelo das Bienais). Além de Farkas, que fala do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, também são entrevistados Sofia Hernandez Chong Cuy, Chus Martinez, Leah Gordon, Raimundas Malasauskas, Adam Broomberg e Oliver Chanarin e Pablo León de la Barra.

O livro é uma publicação da editora Lawrence King Publishing, com textos e edição de Colline Milliard, Rafal Niemojewski, Ben Borthwick e Jonathan Watkins. As entrevistas, introduções dos capítulos e apresentações dos curadores são de autoria de Natasha Hoare.

Tags
Acontece