20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil anuncia premiados

A+ a-
postado em 09/10/2017
Foram concedidos três prêmios de aquisição para obras em vídeo, um prêmio especial em dinheiro e cinco prêmios de residência artística

Em cerimônia realizada na noite de 8 de outubro, no Teatro do Sesc Pompeia, o 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil concedeu três prêmios de aquisição para obras em vídeo, um prêmio especial em dinheiro, além de cinco prêmios de residência artística.

Os prêmios, que têm como objetivo contemplar e estimular o desenvolvimento de artistas com uma produção instigante, independentemente de linguagens e meios utilizados, foram atribuídos pelo júri formado por curadores convidados e representantes dos programas de residência. Participaram do júri: Ika Sienkiewicz-Nowacka (Grécia/Polônia), Jennifer Lange (EUA), Katharina von Ruckteschell-Katte (Alemanha), Lisette Lagnado (Congo/Brasil), Mami Katsuya (Japão), Maria Catarina Duncan (Brasil), Marina Fokidis (Grécia), Pablo León de la Barra (México) e Salah M. Hassan (Sudão/EUA).

Para esta edição, a artista plástica brasileira Flavia Ribeiro assinou a escultura-troféu. Afastando-se deliberadamente do tom de grandiosidade que marca objetos dessa categoria, Ribeiro concebeu um pássaro de bronze que cabe na palma da mão, remetendo simultaneamente a ideias de delicadeza e liberdade, voo e acolhimento. As dimensões reduzidas, o ouro e o veludo produzem a sensação de um gesto pequeno e sutilmente precioso, que a artista relaciona à generosidade presente tanto na criação artística quanto no olhar que acolhe, distingue e premia.

O 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil fica em cartaz até 14 de janeiro de 2018, no Sesc Pompeia, em São Paulo, com exposição de obras, programa de vídeos, aulas abertas, encontros e conversas com artistas e curadores.

Da esquerda para a direita: Quy Minh Truong, Natasha Mendonca, Emo de Medeiros, Benjamin de Burca, Bárbara Wagner, Jaime Lauriano, Graziela Kunsch, Andrés Padilla Domene, Engel Leonardo e La Decanatura (Elkin Calderón e Diego Piñeros). Foto: Pedro Napolitano Prata

Veja abaixo a relação dos prêmios e dos artistas premiados:

Prêmios de Aquisição Acervo Sesc de Arte. Os seguintes artistas receberam R$ 25 mil cada um, e seus trabalhos passam a integrar o acervo de arte contemporânea da instituição:

Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, obra Faz que vai (2015, vídeo);
Filipa César, obra Transmission from the Liberated Zones (2015, vídeo);
Quy Minh Truong, obra Vuon Bau Xanh Tuoi (2016, vídeo).

*

Prêmio O.F.F. Prêmio de R$ 25 mil concedido pela fundação Ostrovsky Family Fund (EUA, Israel, Brasil) a Jaime Lauriano.

*

Prêmios de residência artística. Cinco artistas foram contemplados e realizarão intercâmbios de dois meses, entre 2018 e 2019, com passagem aérea, acomodação e per diem incluídos.

Graziela Kunsch: Ujazdowski Castle Centre for Contemporary Art (Polônia);

Engel Leonardo: Kyoto Art Center (Japão);

Emo de Medeiros: Residência Vila Sul do Goethe-Institut (Brasil);

Natasha Mendonca: Wexner Center for the Arts (EUA);

La Decanatura: Pro Helvetia (Suíça).

*

Menção honrosa para Andrés Padilla Domene, pela obra Ciudad Maya (2016, vídeo).