Seminário Comunidades Imaginadas

A+ a-
postado em 01/10/2019
Lucy Lippard, Vladimir Safatle, Rosana Paulino e outros pensadores debatem as urgências do nosso tempo

Eixo central dos programas públicos da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, os seminários acontecem em dois tempos (15 a 17 de outubro; e 12 a 14 de novembro), buscando formas de pensar o futuro, em torno e para além das obras reunidas na exposição, com margem para a discussão e para o dissenso.

A importância de sentir o pulso do presente e de pensar o futuro à luz das urgências do nosso tempo – ideias centrais à 21ª  Bienal – também dá o tom aos encontros, que reúnem vozes como a escritora e ativista Lucy Lippard, os filósofos Peter Pál Pelbart e Vladimir Safatle, as psicanalistas Maria Rita Kehl e Suely Rolnik, o líder e intelectual chuar Ampam Karakras, o cineasta indígena Kamikia Kisêdjê, a artista Rosana Paulino e os curadores Lisette Lagnado e Paulo Herkenhoff, entre outros participantes.

Reunindo vozes sensíveis aos impasses do nosso tempo vindas de diferentes disciplinas, frentes de atuação e vivência, os 12 encontros exploram temas como a invenção de uma nova imaginação política, as particularidades do tempo que surge depois do advento da vida virtual, os feminismos atuais desde uma perspectiva descolonial e as reverberações da produção simbólica dos povos indígenas e movimentos sociais.

Os seminários acontecem no Teatro (1º subsolo) e no Auditório (6º  andar), em duas etapas, com três tardes consecutivas cada uma. Todas as sessões contarão com tradução simultânea em Libras, para garantir acesso amplo às falas e aos debates.

Até o encerramento da 21ª  Bienal, em fevereiro de 2020, as falas preparadas por convidados dos seminários serão editadas na publicação Leituras, que compõe, com o catálogo de obras e artistas, a plataforma editorial da 21ª Bienal.

Veja a programação completa