Fundada por Solange O. Farkas em 1991, a Associação Cultural Videobrasil é fruto do desejo de acolher institucionalmente um acervo crescente de obras e publicações, que vem sendo reunido desde a primeira edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 1983. Desde então, a associação trabalha sistematicamente no sentido de ativar essa coleção, que reúne obras do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, clássicos da videoarte, produções próprias e uma vasta coleção de publicações sobre arte.

Além do Festival, que ocorre a cada dois anos, a associação também realiza uma série de ações de pesquisa, difusão e mapeamento de sua coleção: exposições internacionais; mostras itinerantes; publicações sobre arte e cultura contemporânea; programas de TV e os documentários da Videobrasil Coleção de Autores; seminários, oficinas e encontros com artistas e pesquisadores, em diálogo constante com diversas áreas do conhecimento; e programas de residência artística, em conexão com uma ampla rede de colaboração internacional.

Em 2015, o Videobrasil abre sua nova sede em São Paulo: o Galpão VB, voltado à ativação permanente das obras do acervo. Servindo de casa para as ações da associação, o Galpão VB abriga exposições, programas de filmes, seminários, oficinas, residências artísticas e laboratórios de criação e reflexão. Assim, torna mais constante a relação de encontro e troca com a comunidade de artistas, curadores e pesquisadores, tão valorizada pelo Festival, além de colocar o acervo em contato permanente com o público, que tem acesso à Videoteca, com mais de 1.300 itens, e a uma sala de leitura, onde estão disponíveis mais de 3.200 títulos. Com 800m2, o Galpão VB é o primeiro espaço dedicado à programação de artes visuais na região da Vila Leopoldina, contando ainda com espaço de serviços, café e loja abertos ao público.


 

PARCEIROS