Dedicado à produção acadêmica inédita, a iniciativa editorial surgiu devido à identificação de um enorme grupo de pesquisas sobre temas relevantes, mas que não encontrava espaço no mercado editorial. A série recém-criada traz a público trabalhos teóricos, abordados com rigor e profundidade, mas com tratamento editorial leve e acessível.

Essa frente é inaugurada com um livro de autoria de Ana Pato dedicado à obra de Dominique Gonzalez-Foester – o que é especialmente adequado, já que a produção da artista francesa reflete questões presentes na gestão do Acervo Videobrasil. Ao tomar o arquivo como um dispositivo dinâmico na ativação de proposições artísticas, a artista reitera o caráter vivo da memória e do registro que os conjuntos de obras possuem.

O título mais recente da série, Panoramas do Sul | Leituras | Perspectivas Para Outras Geografias do Pensamento, reúne ensaios e manifestos artísticos que apresentam, defendem ou questionam o conceito de Sul geopolítico. Com organização de Sabrina Moura, a publicação lançada durante o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil traz aportes que questionam representações e narrativas eurocêntricas.