Edições Sesc São Paulo e Associação Cultural Videobrasil
288 páginas
português/inglês
largura: 15,5cm, altura: 21cm

Reúne ensaios e manifestos artísticos que apresentam, defendem ou questionam o conceito de Sul geopolítico, que aproxima regiões marcadas por contextos históricos, sociais e culturais assemelhados. Por meio do aporte de teóricos e de exemplos de práticas artísticas e culturais contemporâneas, põe em pauta as ideias que questionam representações e narrativas eurocêntricas.

Esta é uma das 3 publicações lançadas em ocasião do 19º Festival. Veja também Panoramas do Sul | Artistas Selecionados, que cataloga as obras e projetos que integram as exposições Panoramas do Sul | Obras Selecionadas e Panoramas do Sul | Projetos Comissionados, e Panoramas do Sul | Artistas Convidados, que reúne referências sobre a obra e o pensamento dos artistas que integram a exposição homônima.

Acesse aqui o PDF da publicação.

Organização Sabrina Moura
Colaboradores Milton Santos, José Rabasa, Arjun Appadurai, Jean e John Comaroff, Joaquín Torres García, Organization of African Unity, Artur Barrio, Cildo Meireles, Rasheed Araeen, Rede Conceitualismos do Sul, Moacir dos Anjos, Anthony Gardner, Charles Green, Geeta Kapur, Néstor García Canclini, Achille Mbembe, Sasha Huber, Petri Saarikko e Maria Helena Machado, Ana Longoni
PROJETO GRÁFICO Ângela Detânico e Rafael Lain
DESIGN Carla Castilho, Lia Assumpção | Janela Estúdio