Depoimento 2019

Transcrição de depoimento para a 21ª Bienal

O patrimônio cultural do Mali é muito importante no meu trabalho, pois é aquilo que conheço bem, mas também sou aberto a outras culturas. No Mali, dizemos que o autoconhecimento é o melhor tipo de conhecimento. Para mim, a arte digital contemporânea é uma boa maneira de reavaliar nosso patrimônio histórico e torná-lo mais acessível. Também é importante mostrar que não existe separação entre patrimônio histórico e o contemporâneo. "A arte contemporânea de hoje será o patrimônio histórico de amanhã," disse Yacouba Konaté, um importante curador e filósofo africano.

Sou artista visual, portanto me envolvo com diversos suportes, ainda que o vídeo ocupe um espaço grande nos meus trabalhos. A escolha do suporte depende do tema e da emoção que eu quero que o público sinta. Mas, para este trabalho, a fotografia se impôs a mim. Porque a textura de Banko, a beleza da arquitetura, o movimento das pessoas se tornam mais visíveis nesta linguagem. A fotografia ajuda a congelar o tempo e a atmosfera em torno da cerimônia e permite assisti-la em profundidade.

Esta série que apresento na 21a Bienal poderia ser exibida como uma instalação, pois, além das fotos, também registrei os sons da cerimônia, e isso permitiria ao espectador imergir na atmosfera desse rito.

Ouça o áudio