Depoimento 2019

Transcrição de depoimento para a 21ª Bienal

Essa dinâmica de construção e desconstrução é central em I Went Away and Forgot You. A While Ago I Remembered. I Remembered I’d Forgotten You. I Was Dreaming, minha obra para a 21a Bienal, e também essencial em minha prática artística como um todo. O principal motivo de eu ter resolvido destruir a instalação de areia depois de levar tanto tempo para fazê-la foi, na verdade, fazer um comentário sobre o que está acontecendo na região árabe como um todo. Acho que isso, agora, é mais relevante do que nunca, pois estamos atualmente testemunhando a rápida aniquilação de nosso patrimônio cultural.

A casa é fundamental no contexto desta obra, pois é uma das primeiras casas em Jeddah a ser construída nesse estilo europeu, por volta do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, quando o concreto foi introduzido e as elites econômicas resolveram abandonar a tradicional arquitetura Hejazi e adotar uma estética mais europeia, deixando totalmente de lado sua própria identidade cultural. Esta casa foi um dia símbolo de modernização e hoje é uma estrutura abandonada e caindo aos pedaços.

Com relação ao padrão que escolhi, trata-se simplesmente de um desenho geométrico octogonal, muito comumente utilizado sob diferentes formas na arquitetura islâmica. Minha principal intenção era que os espectadores identificassem automaticamente a referência à arquitetura islâmica através do padrão do piso e questionassem sua posição nesse ambiente “estrangeiro”, o que cria uma espécie de desestabilização e choque entre as duas estéticas. Por fim, mesmo sendo esta a primeira vez que trabalho com a areia como meio os pigmentos naturais sempre tiveram um papel central em todo o meu trabalho.

O aspecto efêmero do tapete de areia visto no trabalho pode ser entendido como um gesto que contrasta com a preservação e a acumulação, contestando a lógica capitalista. Vivemos em um momento e em uma época em que somos capazes de descartar e acumular coisas com tanta facilidade, e sem nenhuma consciência genuína ou cuidado, que a obra simplesmente tenta erguer um espelho para a sociedade moderna e pedir que as pessoas reflitam sobre suas ações.

Ouça o áudio