Ficha técnica complementar

dançarina - Sandra Del Carmen

coreografia - Marcondes Dourado e Sandra Del Carmen

produção - Laura Campos

técnico - Edvaldo José

Texto de apresentação 1996

Bardo

O uso variado de instrumentos artísticos compõe uma performance plena de rebeldia e criatividade

As múltiplas formas da liberdade

Marcondes Dourado é um jovem baiano de 22 anos que marca com muita personalidade as múltiplas manifestações artísticas de seu trabalho. Desgarrado de conceitos convencionais, é um pesquisador sem limites, seduzido por qualquer recurso ou instrumento que lhe permita a livre manifestação de uma estética particular e inovadora. Trabalha com vídeo e fotografia, mas demonstra fascínio pelos recursos do teatro e dança — e essa conjunção de elementos produz performances inusitadas, denominadas espetáculo pelo próprio autor. Seja o que for, nomes, rótulos e formatos não se adaptam ao universo de Marcondes. Um ano de estudo acadêmico, na Escola de Belas Artes de Salvador, lhe bastou para decretar incompatibilidade com os caminhos convencionais de formação. Questiona disciplinas e aponta a coragem, a consistência e a criatividade de Glauber Rocha como referência.

O espetáculo Bardo é uma performance que integra as linguagens do vídeo, da dança e do teatro para promover percepções inusitadas no espectador. É, segundo o autor, inspirado em textos em que o poeta Antonin Artaud descreve as sensações vividas durante sua reclusão em clínicas psiquiátricas. “Retomar o nosso corpo aniquilado. Reconstruir o nosso eu decomposto, reencontrando nós mesmos”, define Marcondes. Para isso, procura a expressividade da nudez do corpo, que representa nossos medos e partes secretas, num ambiente inóspito, formado por bacias cheias de água e cabelos, criando a sensação de desconforto e frieza do metal. Música, luz e imagens em vídeo projetadas num telão constituem os elementos que transmitem a sensação de perda e de vazio — e produzem, assim, uma estética própria e instigante.

Marcondes, apesar de jovem, é autor de várias obras marcadas pelo espírito irrequieto e experimental que lhe valeram prêmios e reconhecimento. Pregador incansável da arte libertária, assume integralmente a rebeldia, o inconformismo e a subversão — elementos que utiliza para avalizar sua ousadia e criatividade.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "11º Videobrasil": de 12 de novembro de 1996 a 17 de novembro de 1996, p. 80, São Paulo, SP, 1996.