Texto de apresentação 2005

Exergie – Butter Dance - Melati Suryodarmo

No trabalho de Melati Suryodarmo (Surakarta, Indonésia, 1969), o corpo físico é o espelho do que acontece nos universos interiores, o plano onde se revelam idéias, sentimentos, preocupações e habilidades – como a de andar rente ao risco e manter o equilíbrio. “Na medida em que somos conscientes de nossa existência física individual, o corpo pode ser um parâmetro da mente. Acredito que o corpo contém todos os rumos psicológicos que influenciam nossa vida presente e futura”, diz a artista indonésia, que integra o Independent Performance Group, grupo de performance fundado pela artista sérvia Marina Abramovic. “Exergie – Butter Dance” é reflexo de sua crença no corpo-espelho. Na obra, Melati caminha, de salto alto, sobre pedaços de manteiga, na iminência do escorregão e da queda. O ato exige dela concentração absoluta, auto-superação constante e respostas velozes a desafios que mudam a cada segundo.

“O conceito de ‘Exergie’ atingiu minha dimensão psicológica mais profunda e condiz, portanto, com qualquer situação que eu esteja vivendo. Cada vez que a realizo, me deparo com experiências novas. Meus trabalhos estão baseados num conceito principal que é sólido e que pode crescer e progredir com a minha vida”, diz a performer. Aluna de Marina Abramovic de 1994 a 2002, ela experimentou o método radical da mestra, que costuma levar seus discípulos aos limites da capacidade corporal e emocional por meio de exercícios, jejum ou meditação. “Além de me ensinar disciplina e profissionalismo, Marina me apoiou na busca da compreensão e consciência de minhas raízes culturais e do meu ser individual, especialmente através dos métodos físicos e mentais que compartilhou comigo”, diz a artista.

Formada em relações internacionais, Suryodarmo reúne também, em seus trabalhos, elementos do teatro nô, do butô e de danças orientais, para tratar de identidade, energia, relações entre o corpo e o ambiente que o cerca e política. Suas obras posteriores a “Exergie” incluem “Lullaby for the Ancestors” (2001), em que, num longo vestido lilás, domina um cavalo branco, e “The Promise” (2002), quando, envolvida num traje vermelho, segura o fígado de um animal, órgão comumente associado, em seu país, à ocultação de problemas. “Nunca vou escolher um assunto que seja irreal ou que não esteja conectado com minha vida. Só posso falar dos temas que me interessam e que tenho certeza de entender. Mesmo quando falo de política, o objetivo não é representar uma opinião geral, mas minha visão pessoal sobre isso.”

Agora, a artista se detém sobre o silêncio, tema do próximo projeto. “Se eu quero que o mundo mude, tenho que começar por mudar a mim mesma. A parte mais importante da atitude individual frente a uma situação política é ter confiança na mente e respeitar os outros da mesma forma como você se respeita.”

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil - 'Performance.'": de 6 a 25 de setembro de 2005, p.150 e 151, São Paulo-SP, 2005.