Texto crítico Mindy Faber, 25/03/13

Cascade representa uma continuação do trabalho da MICA-TV em colaboração com, fotógrafos, escultores e pintores. Como no caso dos primeiros vídeo-tapes com R. M. Fisher, John Torreano, MICA-TV identificou temas visuais e aural, os quais, efetivamente traduzem a intenção dos artistas para o vídeo. Entretanto como este projeto integra o trabalho de 3 artistas em apenas 1 tape, o vídeo fia se em um objeto comum, a paisagem moderna, para realizar seu objetivo.

Dike Blair, Dan Graham e Christian Marclay decompõem e depois recompõem elementos de nossa cultura (americana) para criar seus trabalhos. Seu uso comum de criar as imagens para realizar uma visão do mundo, que é tanto critica como otimista da cultura contemporânea. A estética deles proporcionou à MICA-TV uma estrutura para desenvolver um novo acesso para suas vídeo-colaborações.

As pinturas de Dike Blair em vidro, incorporam elementos de design gráfico e pintura de paisagem tradicional, com modernos símbolos de lazer e prazer (ex: esportes, viagens, drinks). A primeira vista, seu trabalho aparece sedutivelmente simples e quase decorativo; por causa de seu formato vertical, o observador esquadrinha para cima e para baixo a estreita armação, para compreender todas as partes como um todo. É um estilo que Blair desenvolveu para criar um equivalente pictorial da passagem do tempo e da fluência de imagens na televisão. Por este processo, Blair é capaz de substituir tempo, lugar e perspectiva, modelando a atenção do observador para sua fascinação pessoal com a continuidade de todas as coisas, uma credibilidade na ordem do universo. A visão otimista de Blair, é que, um pode transcender a experiência ordinária, encontrando prazer em escolher as coisas, neste caso, suas imagens  e “emprestam“ da mídia, fotografia e novelas.

As composições de Christian Marclay utilizam construções musicais e efeitos só para criar trabalhos originais da musica de Spike Jones dos anos 50. Em um trabalho paralelo com Blair, o observador compreende rapidamente as “batidas” do som e por elas a composição completa.

A fonte das muitas fotografias e esculturas de Dan Graham, esta fundamentada na arquitetura uniforme do desenvolvimento suburbano e torres de escritórios. O interior do “Burger King” e a região de casas de New Jersey, estão contrastadas com monumentais estruturas de escritórios elevadas por grandes corporações. Da mesma forma que Blair, Graham procura definir características essenciais das paisagens contemporâneas. Enquanto as paisagens de Blair são composições de espaços internos, a visão de Graham é um documentário do Mundane, são similares em suas preocupações para afirmar e transcender o caos da vida urbana moderna.

VIDEO DATA BANK