Texto de apresentação 2001

Videobrasil Coleção de Autores_ Rafael França Rafael França Em uma carreira curta, porém intensa e diversificada, Rafael França (1957-1991) investigou meios tão distintos quanto as intervenções urbanas (com o grupo 3NÓS3), as artes gráficas e, finalmente, a videoarte. Dez anos após a morte do autor, o Videobrasil homenageia este visionário com uma retrospectiva de vídeos e o lançamento de um documentário, segundo filme da Videobrasil Coleção de Autores. Resultado de uma exaustiva pesquisa, encontros emocionados com antigos colaboradores e mestres, o documentário, dirigido por Alex Gabassi, acompanha a trajetória artística do gaúcho Rafael França, cuja produção, rebelde e corajosa, expôs de forma direta sua própria vida. É o caso, por exemplo, de "Prelude to an Announced Death", de 1991, vídeo feito em Chicago – para onde se transferira em 1982, graças a uma bolsa de estudos – e que fala da aproximação de sua morte em conseqüência da Aids. O documentário traz precioso material, como a entrevista dada pelo artista ao pesquisador americano Charles Nafus, além de imagens cedidas pelo Video Data Bank, de Chicago, onde Rafael França estudou e deu aulas. Entre os depoimentos, estão o de Regina Silveira, professora de Rafael França, do teórico Arlindo Machado, e de Mario Ramiro e Hudnilson Jr., companheiros do artista no grupo 3NÓS3. O trio se dedicava a intervenções urbanas, como o ensacamento de estátuas em São Paulo, e explorava habilmente a mídia: as ações só eram iniciadas com a chegada de jornalistas, num jogo envolvendo idéias como a visibilidade, a manipulação e a comunicação de massa. Além disso, o vídeo conta com um pouco conhecido material de estudo do próprio Rafael França, vasculhado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo por Cristina Abi, do Videobrasil, responsável pela pesquisa de material. Graças à colaboração do museu, foi possível ter acesso às 190 fitas em diferentes formatos, doadas por Rafael França à instituição. Trata-se de imagens brutas usadas nas instalações, material institucional dirigido pelo autor, além de gravações de programas de TV e filmes usados em suas pesquisas. Hugo França, irmão de Rafael, também foi essencial colaborador para o vídeo, contribuindo com idéias e material. O diretor Alex Gabassi enfatiza o caráter pioneiro de Rafael França na videoarte, num momento em que poucos artistas brasileiros levantavam questões como as possibilidades de narrativa do suporte. Mais que um documentário, o vídeo, baseado no livro "Sem medo da vertigem", de Helouise Costa, é um tributo ao artista: "os entrevistados são como ilhas de lembranças", diz o diretor. Com a retrospectiva e o documentário, o Videobrasil traz ao público um valioso, porém pouco visto trabalho de um artista transgressor, que pesquisou e experimentou a videoarte como poucos no Brasil.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil": de 19 de setembro de 2001 a 23 de setembro de 2001, p. 124 e 125, São Paulo, SP, 2001.

Texto de apresentação 2006

extras DVD + sobre o artista + sobre os diretores Os extras "Rafael França: Obra como Testamento" inclui, na íntegra, "Prelude to an Announced Death" (5', 1991), o último trabalho de Rafael França, concluído pouco antes da morte do artista. É um dos únicos momentos em que a produção em vídeo de França se aproxima do documento. Com "La Traviata", na dramática interpretação da brasileira Bidu Sayão ao fundo, o corpo do artista toca o do namorado, Geraldo Rivello. Sobre eles, na tela, correm nomes de amigos mortos pela Aids. O artista Nascido em 1957, Rafael França anuncia aos pais que quer se dedicar à pintura aos nove anos. Nos anos 70, troca Porto Alegre por São Paulo e inicia uma intensa pesquisa de formas, técnicas e suportes, incentivado pela artista plástica Regina Silveira. Da pintura e das obras em papel, passa para a performance e a intervenção pública. O trio 3NÓS3, que forma com Mario Ramiro e Hudnilson Jr., mobiliza o público com monumentos que amanhecem cobertos de plástico. Obras de Nam June Paik e Buky Schwarz revelam para França o caminho da videoarte. Em 1982, o artista se transfere para a School of the Art Institute of Chicago e pesquisa formas de narrativa que escapam do documental e estabelecem pontes com áreas como a literatura. Além de adaptações de textos de Graciliano Ramos ("Insônia") e Marguerite Yourcenar ("Du vain combat"), sua obra em vídeo inclui peças autorais como "Without Fear of Vertigo" (1987) e "Prelude to an Announced Death" (1991), seu confronto com a própria morte. Os diretores Marco Del Fiol é diretor, roteirista e editor de documentários e longas-metragens. Para a coleção Videobrasil Coleção de Autores, co-dirigiu também "Mau Wal: Encontros Traduzidos" (2002). Para o Instituto Itaú Cultural, dirigiu "Emoção Art.ficial 2.0" (2004). Para o Centre Pompidou de Paris, "Marepe" (2005). Assina a edição e coordenação dos DVDs "Nomadismos: homenagem a Waly Salomão" (2003) e "Antologia Videobrasil de Performances" (2005), da Associação Cultural Videobrasil. Desde 1999 colabora com a ONG Cedac nos vídeos do Programa Escola que Vale, da Fundação Vale do Rio Doce. É professor de edição e câmera da Miami Ad School de São Paulo. Produtor e diretor independente, Alex Gabassi foi assistente de direção e stage manager da companhia inglesa de teatro físico Theâtre de Complicité, em Londres. Produziu instalações e uma mostra do artista americano Bill Viola para o Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (1992). Dirigiu séries e especiais para a MTV Brasil. Realizou videoclipes para Marisa Monte, Caetano Veloso, David Byrne e Carlinhos Brown. Para a série Videobrasil Coleção de Autores, também dirigiu os documentários "Certas Dúvidas de William Kentridge" (2000) e "Um Olhar sobre os Olhares de Akram Zaatari" (2004). Dirigiu o documentário "Sobre o Nome" (2001) e filmes publicitários.

Texto crítico Solange Farkas, 10/2001

Rafael França: Obra como Testamento

Mostrar a vida e a obra de um dos mais eloqüentes artistas brasileiros ao grande público é uma experiência ímpar e importantíssima para reavivar a memória artística de nosso país. O emocionante documentário “Rafael França, Obra como Testamento”, dirigido por Alex Gabassi e Marco Del Fiol, faz parte da Videobrasil Coleção de Autores, série anual idealizada e produzida pela Associação Cultural Videobrasil, assumindo seu papel na preservação da arte eletrônica e sua memória. O documentário aborda a breve e singular trajetória do artista Rafael França (1957-1991), marcada por um crescente afastamento dos meios tradicionais artísticos e uma enorme vontade de experimentar novas técnicas, colocando em questão o pensamento estético conservador. Os diretores enfatizam o caráter pioneiro de Rafael França na videoarte, num momento em que poucos artistas brasileiros levantavam questões como as possibilidades de narrativa do suporte. Mais que um documentário, o vídeo, baseado no livro “Sem medo da vertigem”, de Helouise Costa, é um tributo ao artista: “Os entrevistados são como ilhas de lembranças”, dizem Alex Gabassi e Marco Del Fiol. O filme traz precioso material, como a entrevista dada pelo artista ao pesquisador americano Charles Nafus, além de imagens cedidas pelo Video Data Bank, de Chicago, onde Rafael França estudou e deu aulas. Entre os depoimentos, estão o de Regina Silveira, professora de Rafael França, do teórico Arlindo Machado, e de Mario Ramiro e Hudnilson Jr., companheiros do artista no grupo 3NÓS3. O trio se dedicava a intervenções urbanas, como o ensacamento de estátuas em São Paulo, e explorava habilmente a mídia: as ações só eram iniciadas com a chegada de jornalistas, num jogo envolvendo idéias como a visibilidade, a manipulação e a comunicação de massa. Além disso, o vídeo conta com um pouco conhecido material de estudo do próprio Rafael França, cedido pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Graças à colaboração do museu, foi possível ter acesso às 190 fitas em diferentes formatos, doadas por Rafael França à instituição. Trata-se de imagens brutas usadas nas instalações, material institucional dirigido pelo artista, além de gravações de programas de TV e filmes usados em suas pesquisas. Hugo França, irmão de Rafael, foi também essencial colaborador para o vídeo, contribuindo com idéias e material.

Lista de circulação da obra 2007

Lançamentos, exibições e acervos - "Rafael França, Obra como Testamento" lançamento: 2001_ - 13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, SESC Pompéia, São Paulo - Bienal do Mercosul, Porto Alegre - Mostra Itinerante 13º Videobrasil, Palácio das Artes, Belo Horizonte - Paço das Artes, São Paulo exibições: 2007_ - Videobrasil Coleção de Autores, IBRACO, Colômbia 2006_ - 47º Festival dei Popoli, Firenze, Itália - Retrospectiva Videobrasil Coleção de Autores, Unidade Provisória SESC Avenida Paulista, São Paulo - 1º Dockanema - Festival do Filme Documentário, Maputo, Moçambique - Arte em vídeo: a expressão por imagens em movimento, Videoteca PUC-SP, São Paulo - Shoot Me Film Festival, Den Haag, Holanda - VCA na Bahia, FUNCEB, Salvador - Videobrasil Colección de Autores, La Diferencia, Colombia 2005_ - Le Plateau, Frac Ile-de-France, França - Video/economy – Distributions in Global Format, ZKM, Alemanha 2003_ - Ciclo de Cortos, FUNCEB, Buenos Aires - X Festival Latinoamericano de Video - Rosario 2003 2002_ - Festival Corto Circuito 2002, Nápoles, Itália - Itinerância Videobrasil 2002, SESC São Paulo - Mostra Itinerante Bahia - 13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, Teatro do ICBA, Salvador - Mostra Itinerante Videobrasil 2002, SESC Arsenal, Cuiabá - TechnoImage 2002, SENAC, São Paulo - Vídeo em Debate 2002 - Produção, Pesquisa e Circuitos, Museu Victor Meirelles, Florianópolis 2001_ - Quinta Bienal de Video y Nuevos Medios, Santiago-Chile - Sessão da Tarde - Retrospectiva Videobrasil no CCSP, São Paulo - TV Cultura, Programa Doc Brasil (20/10/2001) - 2º Prêmio Cultural Sergio Motta, São Paulo acervos: - Acervo da Associação de Amigos do Centro Universitário MariAntonia USP, São Paulo - Acervo do CCA - The Center for Contemporary Art, Tel Aviv, Israel - Acervo do Hong Kong Arts Centre, Hong Kong - Acervo do Internationale Kurzfilmtage Oberhausen, Alemanha - Acervo Videobrasil na PUC Minas, CEIS - Centro de Experimentação em Imagem e Som, Belo Horizonte - Acervo Videobrasil no Paço das Artes, São Paulo (de 2001 a 2003) - Acervos de videoteca pública nas escolas EE Madre Paulina, EMEF Antônio Carlos de Andrada e Silva, EE Condessa Filomena Matarazzo, Centro Municipal de Educação Adamastor, e nos órgãos administrativos da rede escolar Diretoria de Ensino Leste 1, Coordenadoria de Educação Ermelino Matarazzo, Coordenadoria de Educação de São Miguel/Jardim Helena, Coordenadoria de Educação de São Miguel/Vila Jacuí, Coordenadoria de Educação de São Miguel/São Miguel Paulista (doação de nove cópias feita através da Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação), São Paulo - Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo - Midiateca Le Plateau, Frac Ile-de-France, França - Videoteca do Instituto Arte na Escola - Projeto Arte na Escola, Fundação Iochpe

Notas bibliográficas 2006

Dados bibliográficos dos principais textos de imprensa referentes à obra "Rafael França, Obra como Testamento" - ALZUGARAY, Paula. "Videobrasil". "Isto É Gente". São Paulo, 24 de setembro de 2001. - CASTRO, Giovanna. "Imagens sem fronteiras". "Correio da Bahia". Salvador, 17 de março de 2002. Folha da Bahia, p.5. - GIRALDI, Maurício. "Em cena, mostra internacional de vídeo". "O Estado". Florianópolis, 1º de setembro de 2001. - HIRSZMAN, Maria. "13º Videobrasil mostra a arte do novo século". "O Estado de S. Paulo". São Paulo, 19 de setembro de 2001. - NAVES, Paulo. "Festival apresenta arte eletrônica de 15 países". "Gazeta Mercantil". São Paulo, 17 de setembro de 2001. - NOGUEIRA, Fernanda. "Fusão de mídias na arena do Videobrasil". "Jornal da Tarde". São Paulo, 19 de setembro de 2001. - PINHO, Marcos. "Vídeo Brasil apresenta panorama da arte eletrônica no mundo". "Diário de São Paulo". São Paulo, 25 de setembro de 2001. - SANTOS, Gracie. "Arte em Movimento". "Estado de MInas". Belo Horizonte, 19 de setembro de 2001. - SANTOS, Gracie. "Imagens de uma vida". "Estado de Minas". Belo Horizonte, 20 de setembro de 2001. Caderno Cultura, p. 5. - SÉ, Cinthia Sento. "Rafael França". In: "Panorama Eletrônico". "A Tarde". Salvador, 18 de março de 2002. Caderno 2, p.1.