Ficha técnica complementar

concepção - Giselle Beiguelman 

programação de banco de dados - Adriano Medeiros Rocha 

Texto do artista 2003

Depoimento sobre a obra "Web Paisagem 0" - por Giselle Beiguelman, Marcus Bastos, Malu Maia e Rafael Marchetti


"Web Paisagem 0" é uma máquina nômade de samplear que permite a produção de visões do nordeste brasileiro a partir de mixagem de todos os sons, imagens, vídeos e textos de seu banco de dados. Todas as mixagens são disponibilizadas on line e podem ser enviadas por e-mail, além de acrescentadas ao seu banco de dados, gerando um processo de criação coletivo de imagens multimídia sobre o nordeste brasileiro, tratado não como identidade geográfica, mas como princípio de uma cultura de reciclagem.


Idéias de Brasil, flora, fauna, símbolos nacionais, causos, personagens entre outras categorias, trazem trechos de obras fundamentais, como os Sertões e Casa Grande e Senzala, imagens e dados sobre a caatinga, a mata atlântica, folclore, mitologias contemporâneas_bundas, férias, indústria do carnaval etc_ depoimentos sobre o tropicalismo, cinema novo, manguebeat, enfim, inúmeros fragmentos que permitem pensar, recompor e samplear a idéia de “nordeste em todo lugar”.


Trabalha-se aqui com uma paisagem negativa, desconstrutiva e desconstruída. Na home page, encontra-se o nada/tudo do branco e seus incontáveis pontos derivados em que se propõe uma situação inusitada: reconstruir a paisagem pela recomposição permanente dos fragmentos de nossa história cultural.


Severinos, sertanejos, suburbanos, corruptos, globalizados, insiders e eruditos, convivem aqui com o que temos de mais sórdido e sublime, da favela à natureza e vice-versa, ao que nos define e “desdefine” histórica, antropológica e economicamente...


Não se trata de mais um discurso sobre o local, o global, ou o glocal. Trata-se de um processo de remixagem translocal. As ações e interações que se produzem aqui são instáveis, recombináveis, antropofágicas e, por que não assumir de vez, canibais... Tudo que se disponibiliza é passível de reconfiguração, remixagem, sampling e recombinação seguindo apenas um comando de desorde: Aproprie-se, tome posse. Faça seu nordeste, viabilize o seu Brasilpontonadapontotudopontobr. Mixe, sampleie, decifre, perca-se e multiplique. O nordeste é aqui. O nordeste é lá. O nordeste está em todo lugar....

Associação Cultural Videobrasil, CD-ROM do 14º Videobrasil, 2003.