GABRIELA GOLDER (Argentina, 1971) é artista visual, curadora e professora. É codiretora da Bienal da Imagem em Movimento (Buenos Aires). A memória e a relação entre trabalho e identidade são temas frequentes nos vídeos e instalações da artista. Mostrou obras no Futura Centre for Contemporary Art, Praga e esteve na 10ª Bienal de Havana (2009). Participou em residências artísticas no Banff Center, CICV– Centre Internationale de Création Vidéo e no Wexner Center.

Na videoinstalação LABORATORIO DE INVENCIÓN SOCIAL (O POSIBLES FORMAS DE CONSTRUCCIÓN COLECTIVA), a artista propõe uma série de ações sobre a situação do trabalho na atualidade a partir da experiência de trabalhadores que ocuparam fábricas e as recuperaram por meio da autogestão. Entre dois vídeos que trazem relatos desses trabalhadores a respeito do que os levou a modificar suas condições de trabalho, um vídeo central mostra rostos, espaços e atividades nas fábricas ocupadas. Com o registro dessa experiência, a artista realiza encontros em que propõe um trabalho colaborativo com o público, do qual poderão resultar intervenções visuais e audiovisuais.

Na 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, a artista recebeu o prêmio Estado da Arte - Electrica Cinema e Vídeo.

Saiba mais: http://bienalsescvideobrasil.org.br/