Biografia comentada Marcelo Rezende

Kiko Mistrorigo e Celia Catunda integram uma geração que encontrou em São Paulo, em meados da década de 1980, um ambiente propício para pensar um outro modelo de TV e de relação com o público. O pleno período de redemocratização no país foi acompanhado pelo surgimento de tecnologias capazes de baratear os custos de produção, oferecer um novo repertório de soluções formais e, sobretudo, dar uma intensa agilidade para captação e exibição das imagens, resultado da popularização das câmeras de vídeo em formatos cada vez mais práticos, leves e amigáveis.

Nesse contexto, surge em diferentes grupos a ideia de ser possível propor, frente aos processos industriais de alta escala das TVs comerciais, uma produção “independente”, na qual os produtores pudessem testar novos formatos e propor outra relação entre a televisão e seus espectadores. Esse é o período no qual a cidade de São Paulo vê aparecer projetos como o Olhar Eletrônico (que teve seus programas exibidos pela paulista TV Gazeta), em atuação entre 1983 e 1986, contando em sua equipe com Fernando Meirelles, Marcelo Machado e Marcelo Tas. Outro exemplo foi a atuação da TV Cubo, que transmitiu no mesmo período, de maneira intermitente e de forma ilegal, “pirata”, sua programação em alguns bairros da capital paulista.

Essas atuações, até ali inéditas na história recente das telecomunicações no Brasil, levam a dupla Kiko e Celia a criar uma produtora e tentar estabelecer relações com a televisão brasileira, oferecendo a ela um projeto no qual a animação seria a linguagem escolhida para “traficar” novas formas e conteúdos para os telespectadores. Sobretudo um grupo muito especial, composto por crianças que, na realidade nacional, sempre tiveram a televisão como um dos parentes mais próximos. Assim, a TV PinGuim é criada pela dupla em 1989. Institucionalmente, a missão foi apresentada da seguinte forma: uma produtora capaz de desenvolver conteúdo de qualidade para a TV, vídeo e cinema. Passam a trabalharcom diversas técnicas de animação, como o “stop motion”, 2D e 3D.

Em 1993 trabalham no projeto Nome, com Arnaldo Antunes e Zaba Moreau. A tarefa estava em criar uma animação para os versos de Arnaldo, realizando para o artista uma série de vídeos para seus poemas e canções. No mesmo ano criam para o programa Castelo Rá-Tim-Bum a série Poemas animados. Mais uma vez, procuram desdobrar os sentidos e as possibilidades do poema, agora visando o público infantil. Na escolha dos poemas e poetas a ser trabalhados, decidem evitar as rimas ou os versos feitos “para as crianças”. O objetivo estava em permitir a esses telespectadores iniciantes a chance de um diálogo inteligente e de forma alguma reducionista.

Outras séries animadas, exibidas em TVs educativas, são realizadas em seguida: Rita (1994), O direito do trabalhador, De onde vem (2002), Entre pais e filhos (2002-2003), atéo surgimento do seu mais popular personagem, o Peixonauta (2009), que tem se tornado uma mania mundial. Hoje, as animações e projetos da TV PinGuim estão presentes em mais desessenta nações.

Durante toda essa caminhada, a dupla procurou explorar algo presente desde suas primeiras produções: as condições sociais e históricas brasileiras são tão diferentes das dos grandes centros de produção televisiva e cinematográfica que aquilo que é visto como deficiência (a ausência de tecnologia própria, de espaço para atuação ou de campos para um real diálogo com o espectador) pode ser convertido em ferramenta.

Agora, Kiko Mistrorigo e Celia Catunda preparam-se para um mergulho, pela via da animação, no universo, nas paisagens e no pensamento da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). Tarsilinha será um projeto capaz de se realizar em diferentes plataformas:cinema, TV, site, livros e todas as novas mídias ainda em experimentação. Pintura, poesia e um novo trato com a herança cultural nacional.