Referências bibliográficas 12/2006

Gregg Smith
Imagens, sinopses e o texto integral dos vídeos e performances do artista, além de uma amostra de suas pinturas e projetos de arte pública. No link Texts, há ensaios de teóricos sobre obras de Smith. Em Background, o artista fala de sua formação: “Meu trabalho freqüentemente gira em torno de dilemas pessoais que envolvem a discrepância entre impulso e gesto. A idéia de um looping emocional é uma preocupação constante e, sem dúvida, um resquício de ter crescido no campo psicológico fechado do apartheid”.

Very Real Time
Com frentes em Cape Town e Joanesburgo, o programa de arte contemporânea coordenado por Smith oferece residências na África do Sul a artistas locais e estrangeiros, com ênfase na realização de projetos não-objetuais que toquem as questões de um país onde “emoções complexas continuam a reger até a mais simples das trocas entre indivíduos”. 

Artthrob
Com artigos, biografias de artistas e notícias sobre exposições e residências, o site retrata a produção artística contemporânea da África do Sul há cinco anos. É editado pela artista e curadora Sue Williamson, que esteve na Mostra Africana de Arte Contemporânea (2000), promovida pela Associação Cultural Videobrasil.

Videobrasil On-line
Bio, fotos, entrevista-manifesto e links para obras de Gregg Smith que participaram do Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil.