LYNN HERSHMAN LEESON

Nas últimas cinco décadas, a artista e cineasta Lynn Hershman Leeson tem sido aclamada internacionalmente pela sua arte e pelos seus filmes. Hershman Leeson é amplamente reconhecida pelo seu trabalho inovador que investiga questões como: a relação entre os seres humanos e a tecnologia, a identidade, a vigilância e a utilização dos meios de comunicação social como ferramenta de capacitação contra a censura e a repressão política.

Lynn Hershman Leeson recebeu muitos prêmios, incluindo o Siggraph Lifetime Achievement Award, o Prix Ars Electronica Golden Nica e uma John Simon Guggenheim Memorial Foundation Fellowship. E em 2022, recebeu uma menção especial do júri pela sua participação na 59ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza. Em 2023, o Pratt Institute of Art, em Nova Iorque, atribuiu-lhe um Doutoramento Honoris Causa. A Creative Capital atribuiu-lhe o Prêmio de Artista Distinto em 2023. O SFMOMA adquiriu o primeiro NFT do museu de Hershman Leeson em 2023.

Seus seis longas-metragens - Strange Culture, Teknolust, Conceiving Ada, !Women Art Revolution: A Secret History, Tania Libre e The Electronic Diaries - tiveram distribuição mundial. As obras de arte de Lynn Hershman Leeson estão presentes em muitas colecções públicas, incluindo o Museu de Arte Moderna e o Museu de Arte Moderna de São Francisco.

É representada por Bridget Donahue, Nova Iorque, Altman Siegel, São Francisco, Waldburger Wouters, Bruxelas, e ShanghART, China.

(https://www.lynnhershman.com)