O videoartista e cineasta Marcello Dantas mediou debate sobre os diferentes mercados que se oferecem para os produtores de vídeo, das televisões a outras redes que formam o chamado mercado alternativo. Participaram artistas, curadores e críticos de diferentes instituições ao redor do mundo, oferecendo um amplo panorama.

Mediação |

Texto crítico Marcello Dantas, 1990

Um Mercado Alternativo

Vídeo não é só televisão. Sabendo disso, há mais de vinte anos pelo mundo afora, surgem iniciativas para veicular trabalhos que não necessariamente cabem no contexto televisivo. Essas iniciativas têm algo em comum entre si: acreditam na participação dos artistas e dos produtores independentes na criação de trabalhos que de alguma forma estendam o conceito dessa mídia.

Instituições e indivíduos formaram uma rede internacional de intercâmbio cultural exemplar. Hoje, aquilo que para alguns é mercado alternativo, para outros já pode ser considerado mercado principal. A mobilidade que o vídeo oferece é a chave para a intensificação de um contato cada vez  maior.

Mais do que um debate, o grande ponto positivo deste evento é o contato, um contato que permita se estabelecer relações de confiança e que se abram a porta nos dois sentidos. O Brasil já tem aberto essas portas, graças ao esforço individual de alguns, e este Festival tem chance de se transformar numa excelente estrada ligando o Sul entre si e numa ponte ligando o Norte e o Sul.

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p. 80.