Curadoria convidada |

Uma reunião de obras com uma visão autoral sobre a arquitetura e suas implicações na vida do homem das cidades. Este é um trabalho de curadoria de Michael Maziere, diretor do London Electronic Arts, que integra videoartistas britânicos dentro de um tema conceitual: a relação entre a arquitetura, o espaço e o homem que o utiliza.

Trata-se de um brilhante trabalho de reunião de obras, capaz não só de retratar com precisão o tema da influência da arquitetura em nossas vidas como, também, apresentar uma abordagem de muita expressividade, fruto da ótica autoral e artística de produtores de vídeo engajados na linguagem mais atual do universo eletrônico.

O curador fez uma apresentação sobre sua curadoria antes da exibição.

Artistas

Obras

Texto de curadoria Michael Mazière, 1998

The Architeture of Memory

Esta programação, dividida em duas partes, apresenta o trabalho de artistas que exploram a subjetividade, a memória e a identidade através de formas inovadoras e arrojadas. O espaço e o nosso meio ambiente são os elos de ligação entre estes trabalhos que desenvolvem um sentido de lugar profundo e significativo, freqüentemente através de imagens altamente subjetivas. Ansaphone, de George Barber, e Telly, de Nicky Hamlyn, fortalecem a importância de objetos cotidianos ao nosso redor, revelando sua bizarra influência em nossa consciência. Tony Hill e George Snow apresentam visões diferentes da cidade com resultados insólitos e característicos, enquanto a obra Blight, de John Smith, lamenta poeticamente a destruição de uma área na região leste de Londres, onde empreiteiras preparam o terreno para a construção de uma nova via expressa. Desert Rose, de Cordelia Swann, reúne memória e cidade em sua ode lírica e autobiográfica à cidade de Las Vegas.

Por último, mas nem por isso menos importante, a linda epopéia Obsessive Becoming, de Daniel Reeves, é um trabalho poderoso e emocionante que investiga fantasmas do passado, tecendo um retrato autobiográfico por meio de imagens, traços e vozes deste passado. Essa obra realmente excepcional revela uma arquitetura subjetiva da memória, construída pelos lugares, espaços e momentos que formam as nossas vidas.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "12º Videobrasil": de 22 de setembro de 1998 a 11 de outubro de 1998, p. 40 , São Paulo, SP, 1998.