Curadoria convidada |

Uma seleção de obras sul-americanas procura revelar ao circuito internacional o poder de uma nova voz 
Nosso jeito especial de ser

O Videobrasil foi escolhido como plataforma de lançamento nacional da mostra Visions from the South/Miradas Desde El Sur/ Olhares do Sul — uma cuidadosa seleção de obras de autores brasileiros, chilenos e argentinos programada para cumprir uma agenda de apresentações em eventos internacionais —, que já estreou em Nova York, em junho, no Lincoln Center Film Society.

A iniciativa vem da Fundação Vitae, num projeto concebido por seu consultor de cinema e vídeo Carlos Augusto Calil, e envolve as fundações Antorchas, da Argentina, e Andes, do Chile. A Lampadia (mantenedora das três fundações), associada à Rockefeller e à MacArthur, compõe o time de fundações que patrocinam a iniciativa.

O objetivo é oferecer aos realizadores desses três países um intercâmbio interno e inserir seus trabalhos no universo videográfico dos Estados Unidos, da Europa e da própria América Latina. A mostra, cujo catálogo está disponível ao público do 11° Festival Internacional Videobrasil, é composta de quatro horas de duração divididas em três programas, cada qual com oito obras.

Elas foram indicadas por um grupo de curadores dos três países e a seleção final ficou a cargo de Hermann Nöring, do European Media Art Festival (Alemanha), e de Richard Peña, do The Fil Society of Lincoln Center (Estados Unidos). A Associação Cultural Videobrasil, depois da estréia no festival, será a distribuidora oficial da mostra no Brasil.

Artistas

Obras