Desde 1994, as Itinerâncias Videobrasil levam as obras premiadas no Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil a outras cidades após o período de exposição em São Paulo. O projeto é uma das estratégias do Festival para atender a dois grandes objetivos: difundir as obras e artistas premiados, estendendo o tempo de exibição dos trabalhos; e contribuir para a formação de novos públicos, ampliando o circuito de arte contemporânea.

Seguindo o modelo de programação do Festival, as Itinerâncias incluem Programas Públicos e Ações Educativas, que estimulam a reflexão sobre as obras e temas da curadoria em relação aos contextos locais a partir da interlocução com artistas, curadores e críticos convidados. Por meio desses encontros e outras atividades abertas ao público, as Itinerâncias possibilitam a ativação e novas leituras das mostras.

Ao longo dos últimos anos, as Itinerâncias se realizaram em dezenas de cidades espalhadas pelas cinco regiões do Brasil – como Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Salvador (BA), Teresina (PI), Rio Branco (AC) e Manaus (AM), além de diversas unidades do Sesc pelo estado de São Paulo. As edições do Festival também passaram por cidades do exterior, a exemplo de Manizales (Colômbia), Cidade da Guatemala (Guatemala), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Quito (Equador) e Flic-en-Flac (Ilhas Maurício).

Para levar a Itinerância das obras premiadas no Festival para a sua instituição ou cidade, entre em contato: itinerancia@videobrasil.org.br.