• 
	Pablo Lobato, Bronze revirado (2010), videoinstalação

    Pablo Lobato, Bronze revirado (2010), videoinstalação

Bienal de Sharjah anuncia detalhes sobre 11ª edição

A+ a-
postado em 04/02/2013
Brasileiros Pablo Lobato, Ernesto Neto e Lucia Koch estão na curadoria da japonesa Yuko Hasegawa

A Sharjah Art Foundation acaba de anunciar novos detalhes da próxima Bienal de Sharjah, que acontece de 13.03 a 13.05.2013, em Sharjah, Emirados Árabes Unidos. Trata-se do maior evento artístico do mundo árabe. Inspirado no pátio presente com frequência na arquitetura islâmica, em particular nos edifícios históricos de Sharjah, onde elementos do público e privado vida entrelaçam, a curadora Yuko Hasegawa propõe uma nova cartografia cultural que reconsidere as relações entre o mundo árabe, Ásia, extremo oriente e Norte da África.

A curadora japonesa, que integrou o corpo curatorial da Bienal de Veneza de 1999, começou a analisar obras de arte e práticas que ressoam com vertentes desse tema: complexidade e diversidade de culturas e sociedades; relações espaciais e políticas; noções sobre novas formas de contato, diálogo e intercâmbio; e a produção, através da arte e práticas arquitectónicas, de novas formas de conhecer, pensar e sentir.

A curadoria de Hasegawa inclui o comissionamento de obras a 24 artistas, incluindo Saadane Afif, Tiffany Chung, Yang Fudong, Runa Islam, Nasir Nasrallah, Otobong Nkanga, Anri Sala, Wael Shawky, Ryuichi Sakamoto, Seigen Ono e Shiro Takatani, além dos brasileiros Lucia Koch e Ernesto Neto. Cinthia Marcelle, Angelica Mesiti e Pablo Lobato, que participaram do 17o Videobrasil, também estão entre os artistas selecionados. A obra de Pablo Lobato escolhida, Bronze Revirado (foto), integrou a mostra Panoramas do Sul em 2011.

A programação de filmes selecionados pelo cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul irá incluir, além de projeções, atividades com personalidades de destaque da indústria do cinema como Steve Anker (da School of Film/Video at California Institute of the Arts), a atriz escocesa Tilda Swinton, o jornlista cultural brasileiro Alcino Leite Neto, e Ali Jaafar, diretor da Independent Film Division, Quinta Communications, London.

Fonte: E-flux.

Saiba mais no site da Fundação.

Tags
Acontece