• José Celso Martinez Corrêa

    José Celso Martinez Corrêa

  • Walter Silveira

    Walter Silveira

Novos vídeos disponíveis no Canal VB

A+ a-
postado em 22/10/2013
Depoimentos de Fernando Meirelles, Walter Silveira, Tadeu Jungle, Marcelo Machado e Zé Celso relembram o espaço criado pelo Videobrasil

Novos depoimentos estão disponíveis no Canal VB, a nova plataforma de ativação da memória do Videobrasil. Fernando Meirelles, Walter Silveira, Tadeu Jungle, Marcelo Machado, Zé Celso, Goulart de Andrade e Marcelo Tas, que recentemente abriram a programação do 18º Sesc_Videobrasil na série de encontros Contra-TV, falam sobre a realização de seus primeiros trabalhos à luz do espaço criado pelas primeiras edições do Festival.

"Parece que a gente passou a existir a partir daquele momento", diz Fernando Meirelles ao relembrar o papel crucial do Festival no surgimento de uma cena local de videoartistas àquele momento, representada pelos grupos Olhar Eletrônico (do qual fazia parte ao lado de Marcelo Tas e Marcelo Machado, entre outros) e TVDO (que incluia Tadeu Jungle e Walter Silveira). O nascimento desse movimento artístico a partir do Videobrasil também é abordado nos depoimentos de Tadeu Jungle e Walter Silveira, onde descrevem a criação e repercussão de trabalhos premiados nas primeiras edições do Festival.

Munidos de "uma outra atitude que a TV e o telejornalismo não tinha", em palavras de Marcelo Machado, estes artistas revolucionaram a linguagem televisiva, durante um conturbado processo de redemocratização que sofria o país. Zé Celso relata que comprou de Meirelles o equipamento de vídeo que estendeu o poder subversivo do coletivo Uzyna Uzona à linguagem vídeo, dando origem a trabalhos como Caderneta de campo.

Estes vídeos fazem parte da temporada 2013 da série Videobrasil na TV, dedicada às comemorações do Videobrasil, que celebra seus 30 anos. O programa vai ao ar a partir de 18.11, no canal Sesc TV.

Assista a estes e outros vídeos acessando a página do Canal VB.