• Gabriela Salgado, participante do encontro A “transnacionalidade” como horizonte

    Gabriela Salgado, participante do encontro A “transnacionalidade” como horizonte

  • Ika Sienkiewicz, participante do encontro A “transnacionalidade” como horizonte

    Ika Sienkiewicz, participante do encontro A “transnacionalidade” como horizonte

  • Mario Caro, participante do encontro A “transnacionalidade” como horizonte

    Mario Caro, participante do encontro A “transnacionalidade” como horizonte

Programas Públicos discutem transnacionalidade e mobilidade

A+ a-
postado em 09/11/2013
Convidados internacionais analisam os modelos geopolíticos que permeiam práticas artítsticas e curatoriais

Duas atividades da série de Programas Públicos do 18º Festival discutiram em 10.11 as relações de transnacionalidade e mobilidade no cenário internacional de arte contemporânea, em um contexto de globalização econômica observado a partir dos anos 1980.

Em Hospitalidade e políticas da mobilidade, Aaron Cezar, Annalee Davis e Koyo Kouoh, mediados por Amílcar Packer, analisam a hospitalidade como forma de ato político, em meio ao fortalecimento de processos de diferenciação e fechamento de fronteiras geopolíticas. Quais valores permeiam a hospitalidade? Como a pesquisa artística em deslocamento interfere nos espaços e agentes que lidam com a permeabilidade das fronteiras atuais?

O encontro seguinte, A "transnacionalidade" como horizonte, aborda o conceito de "redes transnacionais" que permeia as práticas artísticas e curatoriais contemporâneas, questionando os modelos de residências artísticas baseados em matrizes identitárias e representações nacionais. Integram a mesa Gabriela Salgado, Ika Sienkiewicz e Mario Caro, sob mediação de Sabrina Moura.

Ambas atividades integram o programa Residências e Rotas Para Pesquisa Artística, terceiro foco dos Programas Públicos do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Clique aqui para conhecer mais sobre os focos dos Programas Públicos, e programe-se para as próximas atividades do Festival.


Sobre os participantes:

Aaron Cezar (Mamou, EUA, 1977) Dançarino e produtor cultural. Dirige a Delfina Foundation, dedicada ao intercâmbio cultural entre Reino Unido, Oriente Médio  e África.

Amilcar Packer (Santiago do Chile, 1974) Artista, sua prática desloca, subverte e recontextualiza objetos do cotidiano, arquitetura e o corpo humano em ações e registros. Participou da Bienal de Sydney (2004).

Annalee Davis (St. Michael, Barbados, 1963) Artista. Transitando da pintura e da gravura para a instalação, seu trabalho examina a transformação de seu país de lavoura de cana em destino turístico. 

Koyo Kouoh (Douala, Camarões, 1967) Curadora. Fundou e dirige o RAW Material Company, centro de arte em Dacar, Senegal. Curou exposições internacionais de arte africana contemporânea.

Gabriela Salgado (Buenos Aires, Argentina) Curadora e mestre em curadoria de arte contemporânea. Foi curadora de Programas Públicos da Tate Modern (2006/2011) e cocuradora da 2ª Bienal da Tessália, Grécia.

Ika Sienkiewicz (Varsóvia, Polônia, 1977) Curadora e gestora cultural. À frente do Centre for Contemporary Art (CCA) Ujazdowski Castle, em Praga, fundou o A-I-R Laboratory, primeiro programa de residência artística da Polônia.

Mario Caro (Bogotá, Colômbia, 1962) Pesquisador, curador e crítico de arte contemporânea. Preside a Res Artis, rede internacional de residências artísticas.

Sabrina Moura (Natal, Brasil, 1979) Curadora, pesquisadora e historiadora, mestre em direção de projetos culturais pela Universidade de Paris III –Sorbonne Nouvelle. É curadora de Programas Públicos no 18º Festival.


Serviço:

Hospitalidade e políticas da mobilidade
10.11, 11h — Sesc Pompeia / Galpão
Com Aaron Cezar, Annalee Davis e Koyo Kouoh
Mediação: Amilcar Packer

A “transnacionalidade” como horizonte
10.11, 14h — Sesc Pompeia / Galpão
Com Gabriela Salgado, Ika Sienkiewicz e Mario Caro
Mediação: Sabrina Moura


Como chegar:

Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo SP
Tel: +11 3871-7700 | facebook.com/sescpompeia
Visitação: de terça a sábado, das 9 às 22h | Domingos e feriado, das 9 às 20 h
Metrô: Linha 3 (Vermelha) - Barra Funda
CPTM: Linha 7 - Água Branca
Ônibus: Terminal Lapa (8000-10) | Terminal Lapa (875H-10) | Jd. Pery Alto (177X-10)
Veja a localização no Google Maps