Videobrasil na programação de outono da Delfina Foundation

A+ a-
postado em 04/11/2014
O curador português João Laia apresenta mostra de vídeos que abordam temas como experiência subjetiva, identidade e desejo

De 12 de novembro a 19 de dezembro, a Associação Cultural Videobrasil tem obras de sua coleção apresentadas na Delfina Foundation em Londres, no Reino Unido. A mostra Tales of An Imagined City é um dos destaques da programação de outono da Fundação, parceira do Programa de Residências Videobrasil. A mostra amplia o debate sobre autonomia, tema estabelecido nos programas públicos de Delfina Foundation, com obras em torno da experiência subjetiva, identidade e desejo. Serão exibidos trabalhos do taiwanês Hou Chien Cheng (All the Others, 2011), do libanês Roy Dib (Objects in Mirror Are Closer than They Appear, 2012), e dos brasileiros Jurandir Müller e Kiko Goiffman (Aurora, 2002), e Virgínia de Medeiros (Sergio e Simone2010).

O português João Laia, integrante da Comissão Curadora do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, assina a curadoria da mostra a partir de sua imersão no Acervo Videobrasil, que conta hoje com cerca de 1300 obras (entre vídeos, videoinstalações e registros de performance), 254 registros editados e 7 documentários da série Videobrasil Coleção de Autores, reunidos ao longo dos últimos trinta anos. O conjunto destes trabalhos está acessível ao público de São Paulo por meio da Videoteca, instalada em terminais na Zona de Reflexão, espaço da exposicão Memórias Inapagáveis - um olhar histórico no Acervo Videobrasil, em cartaz até o dia 30 de novembro no Sesc Pompeia. Na página do Acervo, é possível conhecer os trabalhos que fazem parte da coleção da Associacão, pesquisando por obras, artistas, palavras-chaves, regiões, técnicas, participações no festival, entre outros, tendo contato com produções que olham para o amplo e ambíguo contexto contemporâneo do Sul geopolítico, que é foco da Associação. Acesse!

A seleção de obras da mostra Tales of An Imagined City resultará ainda na proposição de novo mapeamento de João Laia para a PLATAFORMA:VB, ferramenta online de experimentação e pesquisa que possibilita conexões entre os trabalhos e conteúdos reunidos pela Associação Cultural Videobrasil.

Os mapeamentos na PLATAFORMA:VB e a realização de mostras de vídeo são exemplos de estratégias da Associação para ativar o Acervo Videobrasil, colocando-o à luz de novos contextos e ampliando o acesso do público à arte contemporânea.

Mais sobre a Videoteca

A Videoteca VB permite o acesso a cerca de 1259 itens – nos quais consta grande parte dos trabalhos que estiveram nas mostras competitivas dos festivais, registros de performances e a série de documentários VCA. Em toda a sua amplitude, a Videoteca contém cinco grandes seções principais: obras, artistas, compilações, registros e produções VB. Todo o conteúdo selecionado foi digitalizado e formatado para esta interface digital, que seguirá sendo alimentada pela pesquisa continuada da Instituição, tendo em vista a perspectiva histórica aberta pelo permanente processo de aquisição e difusão de obras em mais de três décadas de existência.

SERVIÇO

Tales of An Imagined City | Curadoria de João Laia
de 12 de novembro a 19 de dezembro
29/31 Catherine Place | Londres, Reino Unido

http://delfinafoundation.com/